Ícone do site Paribar

5 erros frequentes na hora de tentar conseguir um empréstimo: saiba como evitá-los

Se você chegou até aqui está precisando de dinheiro para resolver uma situação urgente ou para ajudá-lo a conquistar alguns objetivos, certo? Então, antes de solicitar um crédito no mercado, continue lendo este artigo.

Aqui, vamos mostrar quais são os erros frequentes na hora de tentar conseguir um empréstimo. Com esse conhecimento, será mais fácil tomar a sua decisão e evitar problemas no futuro.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

1- Falta de objetivos

A falta de definição dos objetivos é um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de pedir um empréstimo. Isso é muito importante para evitar gastos com outros bens materiais ou itens sem necessidade, como uma nova televisão, um carro ou produtos de decoração para a casa.

É fundamental utilizar o dinheiro somente para aquela necessidade. Busque ter disciplina. Dessa forma, você evita novas dívidas.

2- Agir por impulso

Agir por impulso é um dos principais erros que uma pessoa não pode cometer ao pedir empréstimo. Se você considera uma oferta de crédito excelente para o seu bolso, é fundamental pesquisar com mais detalhes as taxas de juros e o prazo de pagamento.

Alguns juros são muito altos e podem prejudicar o seu orçamento financeiro a médio e a longo prazo. Depois de um tempo, será necessário solicitar outro crédito para pagar as dívidas que se acumularam.

Outra dica interessante é verificar se existe a possibilidade de antecipar as parcelas. Assim, você consegue juntar uma certa quantia e terminar o pagamento do empréstimo o quanto antes.

Você também deve procurar outras alternativas que estão disponíveis no mercado. As mais comuns são: empréstimo consignado, empréstimo pessoal, empréstimo com garantia de carro e empréstimo com garantia de imóvel. Em um primeiro momento, essa pesquisa pode parecer cansativa, mas será possível analisar quais são as opções mais viáveis para a sua realidade financeira.

3- Assumir parcelas acima do orçamento

O pedido de empréstimo, geralmente, é visto como uma última opção para as pessoas que estão cheio de dívidas. Por causa do desespero, elas costumam escolher parcelas maiores para quitá-las rapidamente ou para não ter problemas com os juros.

Esse cenário é bastante preocupante. Quem assume um compromisso com parcelas acima do orçamento corre o risco de atrasar pagamentos, ficar inadimplente ou até pedir um novo empréstimo.

Para evitar esse problema, recomendamos analisar com cuidado o seu planejamento financeiro e escolher parcelas que cabem dentro do seu bolso, sem prejudicar os seus objetivos.

4- Não analisar o contrato com cuidado

Sabemos o quanto é cansativo ler várias páginas de um contrato. No entanto, ignorá-lo pode ser um erro fatal para o seu planejamento financeiro. As letras miúdas podem trazer problemas, como juros altos ou taxas que não esperava naquele momento.

Existem alguns fatores que são essenciais para verificar em um contrato. Dentre os mais comuns, encontram-se: taxas de juros, multas por atraso e outros encargos;

prazo para pagamento; possibilidade de antecipar parcelas e como isso pode ser feito, bem como o percentual de desconto envolvido nas antecipações; o que acontece se ficar inadimplente e possibilidade de renegociação.

A lista ainda contém: como os boletos serão enviados pela empresa, como será o controle do pagamento, entre outros. A regra é clara: quanto mais informações sobre o empréstimo, menor será a chance de ser surpreendido com surpresas.

5- Ter preguiça para investigar a reputação da empresa

A falta de investigação sobre a credibilidade da empresa é outro erro que você não pode cometer na hora de pedir um empréstimo. Antes de assinar o contrato, faça uma pesquisa com pessoas que já foram clientes da organização, como amigos, parentes, colegas de trabalho ou vizinhos.

Vale buscar opiniões também nas redes sociais, em sites especializados sobre finanças e no Reclame Aqui. Assim, você não terá dúvidas se o negócio vale a pena.

Nem sempre o empréstimo pode ser visto como um vilão do planejamento financeiro. Ele pode ajudar a quitar dívidas com juros mais altos, auxiliar na reforma da casa ou na viagem dos sonhos. Porém, é fundamental seguir as dicas acima para não transformar o seu objetivo em pesadelo. Após descobrir quais são os erros frequentes na hora de tentar conseguir um empréstimo, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em seu bolso.

Sair da versão mobile