Esporte e Saúde

Whey como escolher?

Existe uma grande variedade de proteínas em pó no mercado e mesmo que o whey protein “clássico” seja o mais popular, os ganhadores também têm seus seguidores. Embora esses produtos forneçam aminoácidos essenciais , eles não são iguais quando se trata de suplementação. Dependendo de seus objetivos, o atleta pode recorrer ao whey ou a um ganhador de peso . Se você achar difícil escolher, propomos iluminá-lo através das poucas linhas que seguem.

Resumo

  • Por que consumir proteína em pó?
  • Whey, whey isolado, ganho : quais são as diferenças?
  • Musculação: whey “simples” ou engordador?
  • Sports d’endurance : whey ou peso ganho?

Por que consumir proteína em pó?

Antes de fazer sua escolha entre whey e um gainer, você já deve entender por que é tão importante consumir mais proteína no contexto de um esporte. Saiba que esses macronutrientes são essenciais para a construção muscular eficaz.

Esquematicamente, após um esforço físico, os músculos se adaptam para responder melhor a esse tipo de estimulação. Este é o princípio do treinamento. Dependendo do tipo de esforço, o corpo adapta as fibras musculares treinadas, criando maior (hipertrofia), mais resistente… 

Essa reconstrução requer uma certa quantidade de proteína que pode ser fornecida em parte por suplementos alimentares, como soro de leite, se a dieta “normal” não for suficiente para atender a essas necessidades. As proteínas, ou mais precisamente os aminoácidos que as compõem, serão utilizadas para a síntese de novo tecido muscular.

Nessas condições, o whey é útil tanto para atletas de resistência quanto para entusiastas do culturismo quando bem integrado à preparação física . No entanto, os objetivos desses dois grandes grupos de consumidores diferem. Uma pessoa que pratica um esporte de resistência buscará simplesmente melhorar sua recuperação muscular de forma pontual, após um treino pesado ou uma competição. Por outro lado, um praticante de musculação geralmente busca maximizar o ganho de massa e a hipertrofia.

Um corredor, ciclista ou praticante de esportes coletivos precisará de aproximadamente 20/25 g de proteína após cada sessão de treino para maximizar sua recuperação e otimizar os resultados de seu treino. Para musculação, procure uma ingestão diária total de proteínas de cerca de 1,6-2 g/kg. Nós nos aprofundamos nas diferentes razões para consumir whey em nosso artigo sobre por que tomar whey?

Whey, whey isolado, ganho: quais são as diferenças?

Whey é uma proteína em pó de origem natural, obtida a partir da filtração do leite. São proteínas de soro de leite, purificadas e depois secas. Whey isolado é o resultado de uma filtragem mais avançada, permitindo atingir um nível de proteína mais alto e eliminar a lactose e os lipídios. Processos mais eficientes têm sido usados ​​para obter soro de leite hidrolisado com mais de 95% de proteína.

Esta última variante foi parcialmente hidrolisada para facilitar a digestão. O soro hidrolisado não apresenta nenhum interesse nutricional particular em relação aos soros convencionais, que são pobres em lactose e lipídios. De fato, além da inutilidade de ter um pó com mais de 90% de proteína, o soro hidrolisado passa por muitos processos industriais que podem afetar sua qualidade, e são necessariamente acompanhados de aditivos para mascarar o sabor muito forte das proteínas.

Como o próprio nome sugere, os ganhadores de peso destinam-se a ajudar os consumidores a ganhar peso e, portanto, massa. Para isso, esses produtos não fornecem apenas proteínas. É uma mistura de proteínas (geralmente soro de leite) e carboidratos e/ou lipídios. De fato, o soro de leite não engorda por si só, é a ingestão calórica geral que afeta seu ganho ou perda de peso.

Os ganhadores fornecem grandes quantidades de carboidratos e/ou gorduras que normalmente representam mais de 50% do seu peso líquido. De uma marca para outra, esses suplementos alimentares contêm pouca proteína, cerca de 20-40%.

Não tratamos aqui da caseína que às vezes é encontrada nos planos de dieta dos atletas. Se o assunto lhe interessa, saiba como escolher entre whey e caseína.

Musculação: whey “simples” ou engordador?

A escolha dependerá dos objetivos de cada um, mas também do metabolismo. Entre os entusiastas do culturismo, geralmente recomendamos o consumo de whey. Este produto rico em proteínas será ideal para fornecer ao corpo os aminoácidos de que necessita.

Dito isto, deve-se ter o cuidado de incluir esta suplementação como parte de uma dieta equilibrada e variada, e não exceder 2 g/kg/d de proteína. É inútil exceder esta dose, não trará resultados mais rápidos ou maiores.

No entanto, o whey nem sempre é a melhor alternativa para ganho de massa. Alguns indivíduos, por causa de seu metabolismo, lutam para ganhar peso. Nessas condições, um ganhador de peso será muito mais vantajoso. Mais calóricos, os ganhadores permitem ganhar massa de forma mais eficaz. Em pessoas ectomórficas , ou que comem pequenas quantidades, é, portanto, interessante consumir ganhadores.

Gainers são, em última análise, relativamente caros em comparação com sua composição, apesar de uma concentração de proteína mais baixa. Em muitos casos, os produtores não dão nenhuma indicação da origem dos carboidratos. Assim como os soros de leite, esses produtos são frequentemente carregados de aditivos e potencialmente contaminados com substâncias dopantes. 

Para economizar e consumir um ganhadores de excelente qualidade, é bem possível prepará-lo você mesmo. Essas preparações são acessíveis a todos e muitas receitas existem na internet. É basicamente misturar whey com uma fonte de carboidratos. Os produtos caseiros são, portanto, muito mais saudáveis ​​do que os industrializados. Você controla todas as substâncias que consome, o que é essencial para um atleta. 

Para obter simplesmente um ganhadores de qualidade saudável, pode, por exemplo, misturar o seu soro de leite sem aditivos com pó de aveia orgânico, cru e pré-cozido.

Sports d’endurance : whey ou peso ganho?

Entusiastas de esportes de resistência não estão procurando hipertrofia muscular ou ganho de massa. Esses atletas buscam otimizar a recuperação muscular, principalmente para evitar lesões, voltar à forma rapidamente e treinar novamente o mais rápido possível. Para fazer isso, eles devem consumir 20-25 g de proteína pós-treino.

Como explicado acima, o whey é o suplemento ideal para suprir essa necessidade. 

Como você pode imaginar, os ganhadores não interessam a quem pratica um esporte de resistência. Devido às suas composições um tanto particulares, os gainers fornecem menos proteína e, acima de tudo, muitos carboidratos e calorias para ganhar massa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo