Ícone do site Paribar

Como fazer seu próprio Labneh (e como comê-lo)

Labneh

Labneh

Esta pasta de iogurte picante fica em algum lugar entre o cream cheese e o creme de leite.

Comi labneh pela primeira vez em um restaurante libanês em Tampa, Flórida, e fiquei instantaneamente encantado. Tinha o sabor do iogurte e a riqueza do cream cheese, e me fez guardar o pão sírio de uma maneira que o hummus nunca conseguiria. Passei então muitos anos comprando-o em supermercados sofisticados antes de perceber que poderia fazer o meu próprio.

Na verdade, “fazer” parece uma palavra forte, pois transformar iogurte natural neste queijo cremoso, agradavelmente picante e para barrar requer pouco mais do que mexer e esperar. É tradicionalmente feito com iogurte de leite de cabra, mas você pode prepará-lo com iogurte de leite de vaca integral se não encontrar laticínios de cabra em sua região. Gosto de usar iogurte grego, pois já está coado – o labneh é muito coado, então começar com um iogurte mais espesso pode reduzir o tempo de espera.

Depois de separar o iogurte, polvilhe um pouco de sal (para ajudar a tirar a água), mexa, coe e deixe-o pendurado e escorra na geladeira.

Labneh caseiro fácil

Ingredientes:

Forre uma espécie de peneira com algumas camadas de pano de algodão, misture o sal ao iogurte e coloque-o na peneira.

Dobre o excesso da gaze sobre o iogurte, coloque na geladeira e deixe coar por 24 horas.

Depois que o sol se pôr e nascer, e um dia inteiro de horas tiver decorrido, transfira seu queijo, agora um tanto duro, mas ainda para barrar, para uma tigela e regue com um bom fio de azeite e uma pitada de za’atar . Coloque-o na boca com pão sírio. (Labneh será guardado na geladeira em um recipiente hermético por duas semanas.)

Você poderia comer labneh apenas dessa maneira pelo resto da vida e ser feliz, mas é uma pasta surpreendentemente versátil. Aqui estão apenas algumas coisas que você pode (e deve) fazer com essas coisas:

Basicamente, se você acha que um alimento se beneficiaria com uma pasta cremosa, picante e sonhadora, procure o labneh.

Sair da versão mobile