Ícone do site Paribar

Dicas de Negócios: Como Ter um Restaurante de Sucesso

Como Ter um Restaurante de Sucesso

Como Ter um Restaurante de Sucesso

Muitos empreendedores no Brasil sonham em ter um restaurante de sucesso, que atraia centenas de pessoas todos os dias e que gere muitos lucros.

No entanto, para isso, é preciso muito esforço, dedicação, planejamento, paciência, criatividade, tempo e investimento. 

Ou seja, não é algo simples e fácil que qualquer um pode fazer da noite para o dia.

Porém, se este é o seu sonho e é algo que você está disposto a “entrar de cabeça”, então continue acompanhando o artigo, pois nós temos dicas realmente importantes para te dar!

Como ter um restaurante de sucesso

1. Planejamento

Tudo começa com um ótimo planejamento, isto é, com pesquisas, levantamento de informações e ações visando a abertura e o sucesso do restaurante.

Sendo assim, é de suma importância que nesta etapa inicial você pense nos seguintes aspectos:

Plano de negócios

O que você deve saber para colocar as ações em prática em cada etapa?

Dinheiro

Quanto será necessário para abrir e manter o negócio? Tenha uma boa quantia guardada, principalmente para os primeiros meses.

Além disso, quais serão os preços dos pratos, bebidas e sobremesas?

Público-alvo

Para quem você vai vender?

Conceito

Como os consumidores conhecerão o seu estabelecimento? Qual será a marca registrada dele?

Nicho do mercado

Como ele será? Quais os desafios? Características? Tendências? Estude-o sempre para ficar por dentro das mudanças e novidades.

Cardápio

O que você vai vender? Quais serão os pratos principais, sobremesas e bebidas?

Local

Onde ficará localizado o seu restaurante? Pense em um local estratégico, que tenha um bom fluxo de pessoas.

Colaboradores

Quantas pessoas serão necessárias para trabalhar em seu restaurante? Chefs, garçons, caixa, etc.

Estrutura

O que você vai precisar e qual a quantidade necessária para funcionar. Exemplo: Panelas, fogões, geladeiras, freezers, armários, balcões, prateleiras, computadores, guardanapos, liquidificadores, pratos, garfos, facas, colheres, móveis, toalhas, cortinas, decorações, etc.

Concorrentes 

Quem vai competir com você por clientes?

Fornecedores

Quem será responsável por fornecer os ingredientes e produtos necessários para a confecção das comidas?

Burocracia e normas sanitárias

O que é preciso para que o estabelecimento funcione dentro da lei?

Metas

Por fim, em seu planejamento, estabeleça algumas metas que você quer alcançar. Pode ser em relação à primeira semana ou ao primeiro mês, por exemplo. Isso ajuda você e as pessoas envolvidas a se motivarem para alcançá-la.

restaurante-de-sucesso

2. Atendimento

Outro ponto fundamental para ter um restaurante de sucesso refere-se ao atendimento. Se ele não for bem feito, pode ter certeza que as coisas serão mais difíceis.

Por isso, tenha uma equipe de colaboradores qualificados e que passe por treinamentos regulares, de modo a oferecer o melhor atendimento sempre.

Seus colaboradores precisam ser educados, empáticos, solícitos e sempre respeitosos quando forem atender e se comunicar com clientes.

Se isso não acontecer, os consumidores simplesmente não voltarão mais ao seu restaurante ou pior, poderão falar mal dele para outras pessoas.

3. Ambiente

Além da comida boa, todo restaurante que almeja sucesso precisa ter um bom ambiente, isto é, que seja agradável, aconchegante, limpo, organizado e que as pessoas queiram visitar e passar um tempo.

Por isso, este é outro aspecto essencial que você deve pensar. Além do mais, os objetos, equipamentos, utensílios e móveis precisam ser de qualidade. 

Então quando você for pesquisar por cadeiras e mesas para restaurantes, não deixe de escolher produtos que sejam de qualidade, que proporcionem conforto aos clientes e que sejam visualmente bonitos também.

4. Gestão

Quem será responsável pela gestão do seu restaurante? Você ou será contratado algum profissional?

Este é outro fator de suma importância, pois um estabelecimento bem gerido, é um estabelecimento com muito mais chances de sucesso!

Portanto, se você for fazer essa gestão, estude bastante, faça cursos, participe de eventos e workshops, fale com especialistas e esteja de fato preparado para isso.

E caso você contrate um profissional, escolha uma pessoa capacitada, que tenha alguma experiência na área e que tenha um portfólio para você avaliar. 

Além disso, uma boa dica de gestão, seja feita por você ou por outra pessoa, é utilizar planilhas e/ou softwares que auxiliem neste aspecto. 

Isso porque, geralmente há bastante coisas para avaliar e administrar, logo, essas ferramentas podem ser de grande ajuda.

5. Pesquisas de satisfação

Quando o seu restaurante estiver aberto e os consumidores começarem a frequentá-lo, faça pesquisas de satisfação para saber o que eles acharam da comida, do espaço, do atendimento, etc.

Dessa forma, você poderá avaliar o que está indo bem e o que pode ser melhorado.

E isso é essencial, pois no começo erros e problemas podem acontecer, mas cabe a você aprender com eles e melhorar para que o seu restaurante seja, de fato, de sucesso.

Portanto, aprenda com os erros, melhore os processos, faça otimizações e mudanças quando necessário e ouça os seus clientes sempre. Eles são o guia para você saber se está indo no caminho certo ou não.

6. Estratégias de marketing digital

Por fim, mas não menos importante, temos as estratégias de marketing digital. Afinal, você precisa de visibilidade, precisa ser encontrado pelas pessoas. O seu restaurante precisa de divulgação!

Por isso, investir nessas estratégias digitais é fundamental, até porque os consumidores estão cada vez mais conectados.

Sendo assim, você pode, por exemplo, ter páginas no Facebook e Instagram, um site, um blog, um canal no YouTube, pode investir em e-mail marketing, em anúncios online… enfim, opção é o que não falta!

Portanto, siga os pontos que dissemos ao longo deste artigo e invista em marketing digital! Dessa forma, você terá muito mais chances de ter um restaurante de sucesso.

Sair da versão mobile