Ícone do site Paribar

Frango com quiabo, feijão tropeiro e outras receitas mineiras

Frango com quiabo, feijão tropeiro e outras receitas mineiras

Frango com quiabo, feijão tropeiro e outras receitas mineiras

É quase impossível ir à Minas Gerais sem experimentar uma das gastronomias mais icônicas do Brasil. Seja o famoso frango com quiabo, feijão tropeiro e outras receitas mineiras, que vai até o estado montanhoso e não come nenhum tiquinho pode ser considerado um afrontoso, com algumas ressalvas, é claro. 

Embora a comida típica de Minas pareça ser a mesma para o estado inteiro isso não acontece, principalmente por possuir uma extensão territorial grande, podemos dizer que a gastronomia é dividida por regiões. Obviamente que nos tempos atuais as culturas alimentares já se fundiram. 

Entretanto quem for conhecer a cidade histórica Ouro Preto, que fica na região dos Inconfidentes, vai perceber que o feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu, torresmo e pão de queijo estarão presentes na maioria dos restaurantes. 

Essas e outras são comidas bem fortes que ultrapassaram não apenas décadas como séculos são os  mesmo pratos que alimentaram bandeirantes, afro-brasileiros, tropeiros e europeus, no período do Brasil Colonial. Eles chegam em 2022 ainda mais aclamados. 

Já o arroz com suã, a galinhada, o angu de milho, a ambrosia, entre outros, são pratos comumente encontrados bem longe da Região dos Inconfidentes, no Triângulo Mineiro. Eles também possuem grande relevância para a cultura do estado. 

Existem alguns pratos famosos espalhados por outras regiões, como é o caso do pastel de farinha de milho, original de Pouso Alegre, Sul de Minas. E o pequi, tradicional na cidade de Montes Claros, que fica no norte do estado.

Agora criamos um problema, a “falação” dos pratos mineiros deve ter gerado uma grande vontade em nossos leitores, sobretudo nos que estão do lado de fora de Minas, e querem apreciar os sabores da gastronomia mineira (risos). 

Como diz o velho ditado, “Se a monhanha não vai a Maomé, Maomé vai até a montanha”. Separamos algumas receitas mineiras para que você que gosta de cozinhar ou deseja se aventurar na cozinha, praticar em casa. Já vamos dando o spoiler: a casa vai ficar toda perfumada quando você estiver preparando a comida. 

Receitas mineiras 

Frango com quiabo e angu 

Esse delicioso prato mineiro guarda alguns segredos que foram passados de pai para filho, ou mãe para filha. Por isso é importante que o passo a passo do frango com quiabo e angu seja seguido à risca, pois quando aquecido o quiabo produz um líquido, popularmente chamado de “baba”, e o angu deve ser feito no ponto, pois se for retirado antes da hora do fogo fica horrível. 

Vamos usar como base a receita publicada no portal Mais Minas.

Você vai precisar de 

Passo a passo 

Feijão Tropeiro 

Ingredientes 

Preparo 

Observação: o feijão deve estar escorrido. 

Doce de abóbora com coco ralado 

Componente necessários 

Passo a passo 

Outros pratos que vale a pena aprender 

Bebidas mineiras 

Além de ser um estado conhecido pela vasta gastronomia, Minas Gerais também oferece bebidas diferenciadas. 

O friozinho, o vento impetuoso que vem dos altos montes, a boa música, são muito convidativos para uma noite boêmia. E olha que de boemia o mineiro entende bem. 

Sem contar na hospitalidade o sotaque mineirês de seus nativos, que são capazes de fazer qualquer sulista se desarmar. 

Dentre os cafés, chocolates quentes e chás, a cachaça é uma iguaria muito preciosa de Minas. Além da “branquinha”, os licores também fazem parte da noite mineira. Conheça alguns sabores.

As cachaças mais conhecidas em Minas são as de marca Salinas e Seleta, porém há muitos alambiques espalhados pelo estado. 

Arte e fé 

Outras culturas bem marcantes do estado é a arte que muitas vezes é manifestada através da fé. Tem espaço para todos, do congado mineiro, as celebrações católicas oriundas da Europa e afro-brasileiras, que foram trazidas da África junto com as pessoas negras que foram escravizadas e se fundiu com elementos da cultura brasileira.

Não poderíamos falar sobre Minas sem destacar os monumentos arquitetônicos presentes nas cidades mais antigas como Mariana, Tiradentes, São João del Rei, Sabará, Diamantina, Congonhas, entre outras. 

Também não podemos nos esquecer da relevância musical do movimento Clube da Esquina. Que surgiu em Belo Horizonte em 1966 e traz como principais nomes: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Flávio Venturini, Tavinho Moura, Alaíde Costa, entre outros. 

Pois é, Minas Gerais é muito mais do que comida, embora esse seja um dos principais atrativos, como já escreveu e já se cantou, “Oh Minas Gerais, quem te conhece, não esquece jamais”.

Sair da versão mobile