Ícone do site Paribar

Spanakopita

Com nossa receita de Spanakopita, você pode assar um delicioso strudel, baseado nas tradições da culinária grega.

Uma primeira massa crocante, depois maravilhosamente aerada. No meio, um recheio de espinafre aromático com queijo feta, ervas frescas e ricota. Com nossa receita de Spanakopita, você pode assar um delicioso strudel, baseado nas tradições da culinária grega.

Ingredientes

preparação

  1. Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Descongele o espinafre e escorra em uma peneira. Lave a salsa e o endro, sacuda e pique finamente.
  2. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela untada. Adicione a cebola e o alho e refogue por 2 minutos. Acrescente o espinafre e refogue por mais 3 minutos.
  3. Pré-aqueça o forno a 180 graus de calor superior / inferior (forno com ventilador de 160 graus).
  4. Corte o queijo feta em pedaços pequenos e misture com a ricota e o ovo em uma tigela. Adicione a mistura de espinafre e misture. Tempere com sal e pimenta.
  5. Unte uma assadeira com o restante do azeite. Misture a manteiga em temperatura ambiente e o leite. Pincele metade das folhas de massa filo com a mistura de leite e manteiga e forre a assadeira com ela. Despeje a mistura de espinafre e queijo feta no prato. Pincele as restantes folhas de massa filo com a mistura de manteiga e leite e empilhe-as sobre os espinafres.

VALORES NUTRICIONAIS

Quantidade de referência para um adulto médio (8.400 kJ/2.000 kcal)

Receita Spanakopita: Strudel de espinafre grego

Spanakopita é uma saborosa pastelaria grega feita de massa filo. O espinafre é tradicionalmente usado como base de recheio, juntamente com cebolas, ovos e especiarias. Feta também é típico de Spanakopita – especialmente no sul da Grécia. O norte chama a versão com queijo de ovelha “Spanakotiropita”. Se você mesmo fizer nossa spanakopita, poderá usar queijo feta, ricota, alho, endro e salsa, além de espinafre. Porque as ervas também são importantes para uma típica spanakopita grega. 

A tradição também pede para pincelar a massa filo com azeite ou manteiga antes de colocá-la em uma assadeira com a mistura de espinafre. Outras spanakopitas baseadas em uma receita grega dependem do embrulho. Além disso, a panela ocasionalmente serve como instrumento de cozimento. Existem também variantes com massa folhada.Receitas gregas : descubra tsatsiki, moussaka, giroscópios e companhia aqui – e simplesmente prepare você mesmo os deliciosos pratos mediterrâneos.

Spanakopita com massa filo – mas porquê?

Tradicionalmente, a cozinha grega usa massa filo para sua spanakopita – e nossa receita segue o exemplo. O fato de também existirem variantes com massa folhada tem uma razão simples: as duas variantes não são fundamentalmente diferentes uma da outra. A massa filo, também conhecida como yufka, é simplesmente mais fina e, portanto, cresce menos intensamente do que a massa folhada. É assim que um spanakopita permanece agradável e compacto. As propriedades combinam também com outras variantes de strudel. 

Sair da versão mobile