Spanakopita
Uma primeira massa crocante, depois maravilhosamente aerada. No meio, um recheio de espinafre aromático com queijo feta, ervas frescas e ricota. Com nossa receita de Spanakopita, você pode assar um delicioso strudel, baseado nas tradições da culinária grega.
Ingredientes
- 1 cebola
- 3 dente de alho
- 900 g de folhas de espinafre, congeladas
- 3 ramos de salsa
- 3 talos de endro
- 4 Azeite EL
- 200 g Feta
- 100 g Ricota
- 3 Não
- 1 Tomada Salz
- 1 Prêmio Pfeffer
- 50 g Manteiga
- 120 ml Leite
- 1 Pacote de massa filo
- 2 colheres de sopa de gergelim, preto
preparação
- Descasque e pique finamente a cebola e o alho. Descongele o espinafre e escorra em uma peneira. Lave a salsa e o endro, sacuda e pique finamente.
- Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma panela untada. Adicione a cebola e o alho e refogue por 2 minutos. Acrescente o espinafre e refogue por mais 3 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 180 graus de calor superior / inferior (forno com ventilador de 160 graus).
- Corte o queijo feta em pedaços pequenos e misture com a ricota e o ovo em uma tigela. Adicione a mistura de espinafre e misture. Tempere com sal e pimenta.
- Unte uma assadeira com o restante do azeite. Misture a manteiga em temperatura ambiente e o leite. Pincele metade das folhas de massa filo com a mistura de leite e manteiga e forre a assadeira com ela. Despeje a mistura de espinafre e queijo feta no prato. Pincele as restantes folhas de massa filo com a mistura de manteiga e leite e empilhe-as sobre os espinafres.
VALORES NUTRICIONAIS
Quantidade de referência para um adulto médio (8.400 kJ/2.000 kcal)
- 2345kJ28%energia
- 560kcal28%calorias
- 17g7%carboidratos
- 45g64%gordo
- 23g46%proteína
Receita Spanakopita: Strudel de espinafre grego
Spanakopita é uma saborosa pastelaria grega feita de massa filo. O espinafre é tradicionalmente usado como base de recheio, juntamente com cebolas, ovos e especiarias. Feta também é típico de Spanakopita – especialmente no sul da Grécia. O norte chama a versão com queijo de ovelha “Spanakotiropita”. Se você mesmo fizer nossa spanakopita, poderá usar queijo feta, ricota, alho, endro e salsa, além de espinafre. Porque as ervas também são importantes para uma típica spanakopita grega.
A tradição também pede para pincelar a massa filo com azeite ou manteiga antes de colocá-la em uma assadeira com a mistura de espinafre. Outras spanakopitas baseadas em uma receita grega dependem do embrulho. Além disso, a panela ocasionalmente serve como instrumento de cozimento. Existem também variantes com massa folhada.Receitas gregas : descubra tsatsiki, moussaka, giroscópios e companhia aqui – e simplesmente prepare você mesmo os deliciosos pratos mediterrâneos.
Spanakopita com massa filo – mas porquê?
Tradicionalmente, a cozinha grega usa massa filo para sua spanakopita – e nossa receita segue o exemplo. O fato de também existirem variantes com massa folhada tem uma razão simples: as duas variantes não são fundamentalmente diferentes uma da outra. A massa filo, também conhecida como yufka, é simplesmente mais fina e, portanto, cresce menos intensamente do que a massa folhada. É assim que um spanakopita permanece agradável e compacto. As propriedades combinam também com outras variantes de strudel.