Como é a gastronomia no brasil e quais as comidas mais comentadas no exterior de nossa cultural
O Brasil possui uma culinária tão rica, que o Ministério da Saúde lançou o Guia Alimentar para a População Brasileira. Este documento traz uma rotina de alimentação saudável feita especialmente para os brasileiros.
São dicas de pratos que se baseiam em alimentos produzidos aqui. Contudo, na correria do dia a dia, as pessoas acabam optando por comidas rápidas, como as congeladas e os fast foods.
Temos a impressão de ganhar tempo com elas, mas o ônus é preocupante. Dentre os problemas temos a obesidade e o desenvolvimento de diversas doenças graves.
O mercado está concorrido e ampliado, e isso é bom, mas também traz um outro lado mais difícil, que é o da necessidade da inovação na culinária e de todos acompanharem de perto as novidades que são disponibilizadas diariamente no mercado.
A gastronomia brasileira é uma junção de vários hábitos alimentares, como dos europeus, indígenas e africanos. Então, levar essa diversidade para a mesa e provar o que há de melhor, foi o que tornou a cozinha brasileira tão querida.
Neste artigo, vamos explicar os benefícios de nossa gastronomia, como ela é vista no exterior e quais são as comidas brasileiras mais comentadas no mundo. Ficou curioso? Então continue lendo!
Benefícios da culinária brasileira
No mundo todo, existem diferentes culturas de alimentação, mas a gastronomia brasileira é nutritiva, única e enriquecedora.
Optar pela nossa culinária significa investir em uma alimentação saudável, que previne a obesidade e outras doenças crônicas. É necessário ter dedicação, contudo, o prazer de provar pratos típicos é algo inigualável.
No Brasil, temos uma enorme variedade de frutas, legumes, verduras e cereais que compõem a gastronomia. Portanto, os brasileiros não precisam procurar por opções mais complexas ou caras para uma alimentação saudável.
Cada região do país tem sua própria cultura alimentar. São comidas diferentes que atendem a variados perfis. Inclusive, o básico arroz e feijão atende bem às necessidades alimentares da população.
Diversas empresas, como uma de auditoria independente, por exemplo, servem refeições para os colaboradores, o que além de garantir os nutrientes necessários, ainda colabora com a agricultura no geral.
Então, quando consumimos o que é produzido internamente, aumentamos nossa própria demanda e melhoramos a economia. Dessa forma, isso populariza os produtos e faz os preços caírem.
Inclusive, os alimentos in natura brasileiros com preços mais baixos são resultados da preferência por alimentos sazonais, ou seja, que não estão na safra.
Isso porque existem épocas que são mais apropriadas para o cultivo de alguns alimentos, o que garante mais qualidade e preço baixo.
Os alimentos produzidos no Brasil são produzidos e colhidos em condições climáticas apropriadas, por isso também acabam sendo mais saborosos.
A produção facilitada pelo nosso clima faz com que eles cheguem mais baratos à nossa mesa, com menos agrotóxicos, visto que são mais resistentes.
As vantagens de cada alimento
Pensando individualmente, o feijão, ingrediente básico da nossa culinária, é rico em ferro, por isso, ajuda a prevenir anemia e equilibra a glicose presente no sangue.
A carne vermelha, principal mistura servida nas mesas brasileiras e até em restaurantes que servem alimentação corporativa, como para uma fabricante de luva para limpeza, é rica em vitamina B6, B12, ferro e zinco.
O peixe, assado, frito ou cozido, reduz as chances de AVC, visto que é fonte de Ômega 3, sendo muito recomendado para gestantes e crianças.
A mandioca, alimento muito apreciado, possui várias possibilidades de preparo e é rica em potássio e fibras. Ela atua em nosso organismo de modo a trazer maior sensação de saciedade.
O ovo, por sua vez, presente em muitas receitas, é fonte de proteínas na clara. Ele previne o envelhecimento precoce, e é um aliado das unhas e cabelos.
O alho, muito usado no tempero dos alimentos, contém propriedades medicinais poderosas. Não possui calorias e é nutritivo, podendo ajudar na cura de gripes, além de reduzir a pressão arterial.
Como a gastronomia brasileira é vista no exterior?
Para muitas pessoas, nossa gastronomia se resume a pratos e bebidas mais conhecidas, como:
- Caipirinha;
- Feijoada;
- Churrasco;
- Tapioca.
Só que ela é muito mais do que isso, sendo que no exterior se popularizou tanto que alguns restaurantes de comida brasileira precisaram investir em uma boa gestão de entregas e outros serviços maiores.
As Brazilian Steakhouses, churrascarias no estilo gaúcho, já fazem sucesso nos Estados Unidos e na Europa desde a década de 1990.
Além disso, a cachaça também é muito apreciada, por exemplo, na Alemanha que é nossa maior importadora. Só que outros itens também ganharam o paladar estrangeiro, como os doces típicos.
O Brasil tem uma culinária cada vez mais valorizada no exterior, tanto que muitos chefs brasileiros estão se destacando lá fora. O objetivo deles é levar cada vez mais a nossa gastronomia para outros países, e geralmente ela é muito bem recebida.
No entanto, existem alguns pratos que fazem mais sucesso do que outros. Isso também acontece aqui, seja dentro de casa ou em uma empresa de controle de acesso que serve refeição para os colaboradores.
Alguns pratos típicos são mais aclamados, então, vamos saber quais são eles no próximo tópico. Continue a leitura!
Comidas brasileiras mais comentadas no exterior
Será que você sabe quais são os pratos típicos do Brasil mais famosos no exterior? Se ainda não, fique tranquilo, porque separamos uma lista com os mais tradicionais e amados pelas pessoas de outras nacionalidades. São eles:
Pão de queijo
Quem vai para Minas Gerais não pode deixar de provar o tradicional e delicioso pão de queijo mineiro. Ele é um dos verdadeiros símbolos da culinária desse estado e representa muito bem o Brasil.
Trata-se de um alimento versátil, que pode ser consumido em diferentes refeições. Ele conta com ingredientes simples, sendo farinha de polvilho, queijo, leite e sal.
Ele surgiu nas fazendas mineiras em um período de escassez de farinha de trigo, com o intuito de substituir outros alimentos.
Feijão tropeiro
Se você usar uma maquina para fazer suco de laranja para preparar um suquinho de laranja, terá a bebida perfeita para acompanhar nosso delicioso feijão tropeiro.
Além de saboroso, ele é muito nutritivo e fácil de preparar. Trata-se de um prato brasileiro associado ao tropeirismo.
Surgiu devido a uma mistura cultural de diferentes povos indígenas, europeus e africanos. Ele é feito com feijão, farinha de mandioca, carne seca e toucinho.
Feijoada
A feijoada é o prato típico brasileiro mais famoso do mundo. É servido como refeição para os colaboradores de uma empresa de revisão de impostos, nos lares do Brasil e, claro, no exterior.
Ela surgiu no período da escravatura, uma vez que os escravos, proibidos de consumir os mesmos alimentos que seus senhores, criaram essa mistura que hoje tanto amamos.
Trata-se de uma comida feita com feijão preto e carne de porco, como pé, rabo, orelha, além de outros ingredientes como carne seca e linguiça. Como acompanhamento, ela cai muito bem com arroz, couve e farofa.
Tapioca
A tapioca é um prato de origem indígena, embora seja típica no nordeste. No Brasil todo, ela é consumida de diversas maneiras, sendo que cada região tem sua própria forma de prepará-la.
A farinha é feita de fécula de mandioca e, por isso, é considerada um prato típico muito saudável do Brasil. Tanto que em muitos lugares, como os lares e empresas, como uma desenvolvedora de software para loja, ela substitui o pão de farinha de trigo.
Pode ser recheada de diversas maneiras, como frango, frios, queijos, dentre outras possibilidades, o que agrada a muitos paladares.
Carne de sol
A carne de sol é parte da culinária nordestina. Ela nada mais é do que o colchão mole que passa por um processo de salgamento. Tem esse nome porque, antigamente, ficava exposta ao sol para que passasse pelo que chamavam de “processo de cura”.
Contudo, atualmente, o preparo se modernizou, e a carne é levada para locais refrigerados. Geralmente, ela é consumida com mandioca frita, queijo coalho e feijão verde.
Filé de Tucunaré
No Brasil, podemos encontrar uma grande variedade de plantas de grande porte, devido à sua rica flora. Mas também podemos consumir carnes de diferentes tipos, como os peixes.
No norte do país, encontramos muitos rios e riachos, o que facilita o consumo de peixe, daí surgiu o filé de tucunaré, que pode ser consumido de diversas formas e acompanhado por diferentes molhos.
Esse peixe de água doce pode ser grelhado, assado, recheado ou ensopado. Como acompanhamento, algumas das melhores opções são molho de alcaparras, farofa e arroz.
Conclusão
A gastronomia brasileira é vasta, sendo assim, existem muitos outros pratos típicos que fazem sucesso no exterior. Consumi-los é a melhor maneira de valorização, bem como de fazer com que se tornem cada vez mais conhecidos.
Neste artigo, você pôde conhecer os principais e as vantagens nutricionais de consumir os alimentos cultivados e preparados aqui.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.