Comercial

Ser consultora de beleza vale a pena?

Consultora de beleza: mais que uma opção de renda extra?

Ser consultora de beleza não é um trabalho fácil, mas será que vale a pena? Afinal, existe uma grande desvalorização dessa ocupação. Muitas pessoas têm preconceito e o consideram como um trabalho de renda extra, mas essa não é a única verdade. 

Mas o mercado de beleza está crescendo no Brasil e caso você tenha interesse em entrar na área, essa é uma das formas mais rápidas e simples. Muitos pensam que o trabalho de uma revendedora é apenas encomendar os produtos com as marcas, mas está longe de ser só isso.

A consultora de beleza deve conhecer o catálogo que vende. Além disso, deve saber recomendar produtos, conhecer os tipos de peles, cabelos e as melhores opções para cada caso. Por isso, estudar sua marca é fundamental. Então, a cada revenda realizada, a consultora ganha uma parcela do valor como comissão.

Além disso, uma consultora pode lucrar a partir de R$1.500, o máximo vai depender de quantos clientes ela tem na sua carteira. Mas existem revendedoras faturando mais de R$5.000!

Ademais, é um trabalho relativamente simples de se começar, pois não precisa de um investimento muito grande no início e tudo pode ser feito sem a necessidade de uma loja física. Contudo, é possível transformar a revenda e consultoria em seu trabalho integral! Mas é preciso ir com calma. Quer saber mais? Segue com a gente!

O que você precisa para se tornar uma consultora: veja dicas!

Separamos algumas dicas importantes para você decidir se realmente vale a pena se tornar, ou continuar sendo uma consultora de beleza. Vamos ver?

Qual o seu objetivo?

Primeiramente, para saber se ser consultora de beleza vale a pena, você precisa criar um plano de carreira.

Ou seja, qual é o seu objetivo ao querer se tornar uma revendedora? É apenas um bico? É um trabalho de renda extra? Você está pensando em se tornar consultora para juntar dinheiro para comprar algo específico? Ou quer realmente se alavancar nessa área e manter esse como o seu trabalho principal?

Todas as opções são válidas. Mas, cada uma vai exigir uma quantidade diferente de dedicação, tempo e dinheiro. Por isso, defina bem suas intenções.

Vá com calma!

Além disso, independentemente de qualquer decisão, o mais importante é ir com calma. Não compre mais produtos do que pode para montar um estoque. No começo é normal ter poucos clientes, então os produtos não saem tanto. Assim, não invista logo de cara em encomendar produtos em grande quantidade para ter pronta entrega. Vá com calma!

Quanto mais experiência você tiver, mais fácil será vender os seus produtos. E lembre-se, variedade é melhor do que quantidade. 

Carteira de clientes

No começo, essa pode ser uma das maiores dificuldades de uma revendedora. Como ter clientes? Fique calma, aos poucos você chegará lá. Tente vender primeiro para familiares, amigos e conhecidos. Dessa forma, você garante um início mais tranquilo no seu novo trabalho.

Aos poucos, você vai expandir sua carteira. Você pode pedir para seus clientes divulgarem seu trabalho. Ou pode imprimir e distribuir folhetos pelo seu bairro, como em salões de beleza.

Diferencial

É muito importante que você tenha um diferencial. Infelizmente, existem várias pessoas trabalhando como revendedoras de beleza. Muitas consultoras reduzem os preços de alguns produtos para desencalhar estoque ou para conseguir bater a meta de vendas.

Por isso, é importante que você estude os seus produtos, assim como o perfil de seus clientes e crie uma estratégia para manter o preço do seu catálogo justo. Ofereça algo que as demais revendedoras não oferecem. Faça valer a pena comprar com você!

Estude seus produtos

Por todos os motivos apontados anteriormente, é extremamente importante que você conheça o seu catálogo. Como vender algo que você não sabe como funciona ou para que serve, não é mesmo?

Por isso, seja proativa, tenha conhecimento da marca que você escolheu revender e sempre saiba fazer indicações para seus clientes. Aliás, que tal ver algumas das melhores marcas para começar a trabalhar como revendedora?

Com quais marcas você pode trabalhar?

Existem várias marcas disponíveis no mercado, cada uma com suas especificidades e valores diferentes. Avon, Eudora, Natura e Jequiti são algumas das mais famosas. 

Avon

Apesar de existirem muitas pessoas atuando com essa marca, os produtos da Avon são famosos, baratos e de fácil acesso. A margem de lucro pode ir de 20% até 38% e a diversidade de produtos é bem grande, sendo ideal para quem está começando. Contudo, você precisa fazer um investimento inicial na compra de um kit.

Eudora

Esta é uma marca do grupo Boticário voltada para mulheres independentes, e apresenta uma margem maior de lucro que as concorrentes, chegando aos 40%. Aqui não há necessidade de investimento inicial em kit, o que é uma boa vantagem.

Natura

A Natura não exige nenhum investimento inicial. É uma marca bastante conhecida, sendo fácil de revender. Mas ela classifica suas revendedoras por categorias, de semente à diamante, variando o lucro de 20% a 35%. Por outro lado, também não há a obrigatoriedade da compra de kits iniciais.

Jequiti

A Jequiti é uma das melhores marcas para se revender, isso porque os lucros vão de 30% até 100%. Apesar disso, existe uma pequena demora para seu cadastro ser analisado e aceito. 

Além disso, é preciso fazer investimento inicial e comprar um kit. Mas fique tranquila, existem dois tipos de kits com preços diferentes. Você pode escolher qual funciona melhor no seu caso!

Afinal, vale a pena ser consultora?

Bom, depois de vermos todas essas questões e dicas, ainda fica a questão: vale a pena ser consultora de beleza?

A resposta é que depende. Depende do seu objetivo, depende do tempo e dinheiro que você tem para investir e o quanto você quer se dedicar a esse trabalho. Quanto maior for seu investimento de tempo maior será a possibilidade de um retorno financeiro.

Mas, o mais importante é que você estude. Conheça os produtos que você está vendendo, conheça sua carteira de clientes. Assim, você poderá realizar um serviço mais personalizado para cada pessoa e se destacar dentre outras revendedoras.

Além disso, como qualquer outro trabalho, é preciso começar devagar e de baixo. Seguindo nossos conselhos e dicas, você se dará bem se escolher entrar nessa nova empreitada!

Botão Voltar ao topo