Redes Sociais

Quais são os tipos de conta disponíveis no Instagram e qual você deve ter

Para saber qual é o melhor tipo de conta no Instagram, é preciso que se entenda quais são as diferentes modalidades na rede social. E elas não afetam apenas a sua forma de ganhar curtidas na plataforma. Mas toda a sua interação.

De forma geral, elas se destinam a atender 3 tipos de usuários. Quem só quer compartilhar o conteúdo com família e amigos; as empresas; e os criadores de conteúdo. Assim, cada uma dessas contas possui suas particularidades.

E saber como usar essas particularidades, de forma correta, aumentará a popularidade do seu perfil. O que, no caso das empresas, por exemplo, aumenta o seu reconhecimento de marca e, em último caso, a sua receita.

Dessa forma, mostraremos as diferenças dessas contas no Instagram. Com seus pontos positivos e negativos. Para que você decida qual é o melhor, para o seu caso.

Do que se trata a conta pessoal?

Essa conta é a porta de entrada para o Instagram. Isso pois todos começam com uma conta assim. Mesmo que a alterem no minuto seguinte.

É importante dizer que esse foi o único tipo de conta, por muito tempo. Desde a criação da plataforma, em 2010. isso pois a proposta inicial era, apenas, compartilhar as fotos com os amigos, por meio de uma linha do tempo, contendo quem você segue.

Com o passar do tempo, mais recursos foram adicionados. Como os vídeos, em 2013. E as mensagens diretas, pouco tempo depois.

A chegada dos stories

Essa, sem dúvida, foi a maior mudança nas contas pessoais. Que deu origem a muitas outras.

Logicamente, esse recurso está presente em todos os tipos de contas. No entanto, é muito usado por quem deseja mostrar momentos de sua rotina. Dessa forma, mesmo empresas adquirem caráter mais pessoal com ele.

A ideia original é que o recurso funcionasse como um diário. Assim, os registros acabam durando, apenas, 24 horas.

Esses recursos surgiram em 2016, como resposta ao Snapchat. Assim, o usuário teria todos os recursos do concorrente em um só aplicativo.

Você também pode criar os destaques dos stories. Essa espécie de álbum existe no perfil de cada um, com base nas seleções que ele faz. Mesmo dando esse destaque, as publicações duram 24 horas.

Quem usa a conta pessoal?

Mesmo um usuário comum, possui muitos recursos para criar conteúdo, hoje em dia. Assim, a conta pessoal é a ideal para quem deseja, apenas, postar fotos com qualidade, registrar momentos importantes nos stories e manter contato com as pessoas por DM.

Além disso, de maneira mais recente, outros recursos surgiram. Como a IGTV e os Reels.

Esses funcionam de maneiras opostas. Enquanto o primeiro recurso se destina a vídeos mais longos; o último opera apenas com vídeos muito curtos. Assim, eles vêm para competir, respectivamente, com o YouTube e o TikTok.

Esse tipo de conteúdo permite que você veja tanto quanto produz os vídeos. No entanto, se você deseja deixar seu serviço mais profissional, existem outras opções de conta.

Leia também: Qual é o melhor horário para postar no LinkedIn?

Criador de conteúdo

Esse tipo de conta é o mais recente. Criada em 2019, ela se põe entre a conta pessoal e a empresarial.

Isso veio em resposta a influenciadores que respondem por grande parte da rede social, atualmente. Tanto para os que têm audiências de massa, quanto para os de nicho. O que pode incluir, também, celebridades.

Esse tipo de usuário, assim, possui um ambiente focado em desempenho, segmentação e um maior entendimento das métricas. Para ter esse tipo de conta, você precisa ter, ao menos, 10 mil seguidores em sua conta, até aquele momento, pessoal.

Para realizar a mudança, vá em ConfiguraçõesContaMudar para conta de criador de conteúdo. E pronto. Você terá acesso a muitas outras opções.

Gerenciamento de informações

No seu perfil, você encontrará mais detalhes. Isso pois criadores se enquadram como pessoas de destaque, contando com informações sobre contato, categoria de perfil e outras.

Ainda existe um menu otimizado, para alterar as informações da sua bio com maior facilidade. E, assim, manter seus dados mais organizados.

Ferramentas de métricas

Essas se destinam a gerenciar seu crescimento. Podem servir para você conseguir uma audiência maior ou trabalhar com Marketing de Influência para ganhar dinheiro no Instagram. Tendo isso em vista, outra estratégia que fará seu perfil alcançar mais pessoas é a de comprar seguidores reais.

Nesse tipo de perfil, você consegue checar suas métricas de forma fácil e detalhada. Assim, de forma clara, você consegue traçar metas e estratégias de crescimento.

Você consegue verificar quem te seguiu e quem deixou de te seguir, em detalhes. Assim, como o engajamento, dividido por dia e por semana, por exemplo.

Essas métricas também podem ser aplicadas aos seus stories. Assim como à IGTV e aos Reels.

Se você trabalha com publicações patrocinadas, pode medir a efetividade das campanhas. O que pode servir para redirecionar ações no futuro ou, até, aumentar seus preços.

Gerenciamento de mensagens

Esses recursos ganham destaque especial para esse tipo de conta. Pois o volume é muito maior para os criadores de conteúdo.

Assim, dentro das suas Mensagens Diretas, você pode aplicar filtros. Assim, lidará com as mensagens prioritárias, primeiro.

Instagram for Business

Por fim, nós temos as contas que são voltadas, exclusivamente, para empresas. Elas existem desde 2016, quando a rede passou a se diversificar mais. Foi nesse momento, que empresas perceberam o alcance que era possível com o Instagram.

Assim, de maneira semelhante a outras redes do grupo Meta (até então, grupo Facebook), o Instagram desenvolveu uma ferramenta, exclusiva, para empresas. Assim, passou a atrair, cada vez mais, empresas interessada em:

·      Veicular ações e campanhas publicitárias;

·      Manter-se mais próxima do público;

·      Impulsionar suas publicações;

·      Atender aos clientes por Mensagens Diretas;

·      Publicar seus produtos para venda.

Essas vontades se tornam realidade com o Instagram for Business. Isso pois ele dispõe de diversas ferramentas úteis às marcas.

Verificação de conta

Aquela marca de verificação azul, ao lado do nome do seu perfil não é exclusividade de perfis comerciais. No entanto, é muito útil a eles.

Assim, outros usuários terão a certeza de que se trata de um canal oficial da empresa. O que afeta, diretamente, a sua credibilidade como marca.

Instagram Insights

Essa é a ferramenta mais completa de métricas do Instagram. Assim, você consegue mensurar melhor suas ações dentro da rede social.

O Insights traz informações detalhadas sobre alcance e outros dados. Por isso, mesmo os influenciadores preferem usá-lo.

CTAs

É possível inserir botões de CTA em seu perfil empresarial. Assim, você consegue direcionar seus clientes para conteúdos específicos. Como campanhas ou seu e-commerce, por exemplo.

Esses botões são gerenciados dentro da plataforma. E podem ser mudados sempre que você quiser ou precisar.

Instagram Shopping

Esse recurso é um dos mais novos na rede. E te permite publicar produtos diretamente no seu feed. E usar tags de compras neles.

Basta que você insira a marcação no item à venda. O usuário pode verificar o preço, ao clicar nele, sendo redirecionado à página de compra.

Parcerias pagas

Essa função é útil para conectar criadores de conteúdo às empresas. E oficializa os posts patrocinados, de acordo com o OCNAR. Além de tornar mais transparente para os usuários.

Assim, os tipos de conta no Instagram podem servir, igualmente, a qualquer usuário. No entanto, eles se mostram mais vantajosos (ou não) de acordo com o seu objetivo.

Assim, você deve entender se o seu objetivo é usar o Instagram como produtor de conteúdo ou marca. Ou, então, apenas se divertir com a rede social.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo