5 perguntas a fazer ao contratar um web designer
Existem muitas pessoas por aí que se autodenominam web designers. Mas se você deseja um site de qualidade que ofereça ganhos reais para o seu negócio, há uma enorme diferença entre uma empresa profissional de web design e um amador trabalhando em seu quarto.
Graças a ferramentas gratuitas como Wordpress e Wix, quase qualquer pessoa pode montar um site básico usando um modelo pré-existente e, lamentavelmente, há muitos chamados ‘desenvolvedores’ que cobrarão uma quantia exorbitante de dinheiro por algo que você poderia facilmente ter feito sozinho.
Antes de pagar a alguém para criar um site para você, faça as seguintes perguntas e certifique-se de que fará o seu dinheiro valer a pena!
1. Posso ver alguns exemplos do seu trabalho?
Nunca concorde em contratar alguém antes de ver do que ele é capaz. Qualquer web designer experiente poderá mostrar a você um portfólio de seus trabalhos anteriores ou enviar alguns links para sites que eles criaram no passado. Se o seu desenvolvedor em potencial hesitar em lhe oferecer qualquer exemplo do que ele pode fazer, isso é um grande sinal de alerta e você provavelmente deveria procurar outro lugar.
(A propósito, se você quiser ver alguns dos sites que criamos, verifique Portfólio de Web Design .)
2. Você constrói todos os sites do zero?
Em nossa postagem do blog sobre as vantagens do web design personalizado , explicamos por que um site personalizado – criado do zero, especificamente para você – geralmente é um investimento muito melhor do que um site do tipo modelo baseado em um sistema pré-construído.
Claro, um site personalizado custará mais, mas esse custo extra renderá os seguintes benefícios:
- Um design exclusivo adaptado às necessidades do seu público
- Suporte contínuo de desenvolvedores profissionais que podem criar praticamente qualquer coisa que você quiser
- Segurança aprimorada, tornando mais difícil para os hackers atacarem seu site
- Muito mais flexibilidade e escalabilidade – crucial para um negócio em crescimento
A maioria das empresas modernas não consegue sobreviver apenas com algum texto em uma página da web estática. Se você precisa de um sistema de reservas, um checkout online seguro ou apenas a capacidade de adicionar e editar conteúdo na queda de um chapéu, você está muito melhor com um site personalizado de uma equipe de desenvolvedores que podem traduzir suas grandes ideias em soluções online fáceis de usar.
3. Quanto tempo levará para colocar meu novo site no ar?
Obviamente, você não quer contratar um web designer que vai levar a melhor parte de um ano para entregar o que você precisa, mas também deve ficar atento aos desenvolvedores que dizem que seu novo site estará no ar em uma semana. Se eles são capazes de transformar um site inteiro tão rapidamente, provavelmente não estão fazendo um bom trabalho.
Um site bem construído leva tempo para ser criado. Quando assumimos um novo projeto, gastamos um bom tempo …
- Conhecer o mercado do cliente e seu público-alvo
- Verificando a competição para ver o que estamos enfrentando
- Realizar pesquisas de palavras-chave para descobrir o que as pessoas procuram
- Trabalhar com o cliente para definir um design que ele adore
- Mapear quais páginas o site incluirá
- Otimizando o site e seu conteúdo para mecanismos de pesquisa
- Testando o site para prevenir erros e eliminar bugs
Você não comeria uma carne de porco que fica apenas alguns minutos no forno, e não deveria se contentar com um site que foi lançado sem pesquisa ou planejamento.
4. Meu site será compatível com dispositivos móveis?
Em novembro de 2016 , mais pessoas navegavam na Internet em dispositivos móveis do que em computadores desktop. Quando o seu novo website entrar no ar, muitos de seus usuários – talvez até a maioria – o verão em seus smartphones. Portanto, é melhor você certificar-se de que seu site tenha uma aparência tão boa em uma tela pequena quanto em seu PC.
Trabalhamos com uma ampla gama de empresas diferentes ao longo dos anos. Alguns dos sites que criamos obtêm até 75% de seu tráfego de tablets e telefones celulares, e até mesmo nossos clientes B2B, cujo cliente médio é alguém que trabalha em uma mesa em um escritório, tendem a depender de usuários de celulares e tablets por cerca de um quarto de suas visitas ao site atualmente. Não há como evitar: se o seu desenvolvedor web não puder entregar um site responsivo e fácil de navegar em todos os dispositivos, você vai alienar uma parte considerável do seu público potencial.
5. Serei capaz de fazer alterações no futuro?
O mundo está sempre mudando e, embora você possa estar 100% feliz com o seu site quando ele for lançado, provavelmente não demorará muito para que você queira fazer alguns ajustes. Talvez você expanda seus negócios e comece a promover um novo conjunto de serviços. Talvez você contrate um par extra de mãos, caso em que sua página ‘Conheça a Equipe’ precisará ser atualizada. Talvez haja uma pandemia global e você queira tranquilizar seus clientes de que ainda está aberto para negócios. Quem sabe quais acréscimos e mudanças você pode precisar em alguns meses?
Antes de escolher um desenvolvedor web, você deve se certificar de que sempre terá a opção de editar e melhorar seu site quando necessário. Se houver algo que você precise atualizar regularmente (por exemplo, ofertas especiais, banners promocionais, depoimentos de clientes), você deve mencionar isso antecipadamente – sua agência de web design pode sugerir a criação de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) que permite que você faça isso muda você mesmo em vez de ter que passar por elas sempre que uma atualização for necessária. Claro, sempre haverá mudanças que você não pode prever, então você também deve perguntar ao seu web designer quanto ele cobrará de você por desenvolvimentos futuros.
Se a sua empresa precisa de um novo site, o Designer Websites pode ajudar! Aqui estão algumas das coisas que nossos clientes disseram sobre nós …