Como montar uma mini cafeteria
Um trabalho que combina culinária e contato humano atrai você? Dê o salto e saiba como montar uma mini cafeteria! Como na realização de qualquer projeto empreendedor, é preciso se fazer as perguntas certas e antecipar-se.
Se é possível abrir uma mini cafeteria sem diploma, existe no entanto um conceito a refinar e um regulamento de mini cafeteria a respeitar para colocar todas as hipóteses do seu lado no sucesso do seu projeto.
Como montar uma mini cafeteria? Quais são os passos? Passo a passo, explicamos-lhe como abrir o sua mini cafeteria com toda a tranquilidade e iniciar o seu projeto com o pé direito.
Realizar pesquisas de mercado e refinar o projeto
Como em qualquer projeto, é necessária uma fase de reflexão antes de abrir uma mini cafeteria.
A primeira coisa a fazer é olhar de perto o setor de fast food para que você possa se posicionar lá em seguida.
Você deve estar ciente dos diferentes componentes do ambiente em que vai desenvolver seu projeto. Assim, você terá que se interessar por vários elementos:
- A localização da sua localização: observe os horários de pico dos clientes, as estruturas próximas que podem ser uma fonte de clientes (universidades, escritórios, etc.), o tipo de clientes com os quais você tem que lidar (estudantes, profissionais, etc.).
- concorrência
- Fornecedores e canais de distribuição
A realização de uma análise aprofundada do seu ambiente imediato permite-lhe estabelecer as bases do seu projeto e encontrar formas de se destacar dos seus concorrentes.
Este estudo de mercado deve levá-lo a fazer as escolhas certas e definir o seu conceito. Isso vai desde a seleção dos produtos comercializados (você gostaria de abrir uma mini cafeteria, uma pizzaria, uma creperia, etc?)
Nesta fase, deve colocar-se uma questão central: quer aderir a uma marca ou ser independente? O franchising dá-lhe uma margem de liberdade mais enxuta, mas tem a vantagem da notoriedade já adquirida e de simplificar o seu processo de pesquisa, dando-lhe chaves úteis (fornecedores com preços vantajosos, por exemplo).
Construir o plano de negócios de lanches
É hora de descrever seu projeto e quantificá-lo em um documento decisivo: o plano de negócios do lanche.
A utilidade de escrever um plano de negócios está bem estabelecida. Com o plano de negócios do lanche, trata-se de se projetar no futuro para verificar a viabilidade do projeto, mas também é a peça central das negociações na busca por financiamento. Você precisa verificar se sua iniciativa é promissora e então convencer os investidores.
Deve incluir vários elementos como necessidades de equipamento para o snack-bar (caminhão de snacks, cozinha de snacks, etc.), necessidades humanas, desenvolvimento da actividade a curto e médio prazo, formas de financiamento, etc. Para saber mais, deixe deixe-se guiar pela nossa ficha informativa sobre como escrever um plano de negócios de restaurante .
Escolha a situação jurídica da empresa para abrir uma mini cafeteria
A abertura de um snack-bar exige a constituição de uma empresa e, portanto, a escolha de um estatuto jurídico adequado. Esta escolha não deve ser tomada de ânimo leve porque tem várias consequências, nomeadamente na distribuição de poderes entre os órgãos da sociedade, no capital mínimo ou no regime fiscal aplicável.
Se estiver sozinho, pode decidir tornar-se um microempreendedor, mas ficará limitado por um limite de volume de negócios ou criar uma empresa individual, um SASU ou um EURL. Por outro lado, se houver vários de vocês, você será obrigado a criar uma empresa, uma LLC ou uma SAS.
O SAS e o SASU são forças sociais apreciadas pelos empresários pela sua simplicidade de gestão e pela filiação do seu Presidente ao regime social dos trabalhadores assimilados, escapando de facto ao regime social dos trabalhadores independentes.
Para determinar o estatuto jurídico mais adequado para a abertura de um snack-bar, utilize a nossa ferramenta de escolha da forma jurídica .Assine a newsletter mensal de todos os empreendedores 🚀
A Legalstart precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento e consultar nossa Política de Privacidade para saber mais.
Você precisa de um diploma para abrir uma mini cafeteria?
Você não tem diploma, mas quer embarcar na aventura e criar uma mini cafeteria? Saiba que abrir um restaurante rápido sem diploma é possível! Fast food é um setor muito aberto que deixa você livre para montar um projeto que corresponda à sua sensibilidade sem exigir nenhuma qualificação específica.
Que regulamentos devem ser seguidos para abrir uma mini cafeteria ?
Para criar um snack-bar é necessário respeitar um certo número de procedimentos administrativos:
- Obtenção de uma licença de funcionamento através da conclusão de um curso de formação de 20 horas.
- Acompanhamento de formação obrigatória de 14 horas em higiene alimentar por pelo menos uma pessoa do estabelecimento
- Preenchimento de declaração escrita à prefeitura ou à delegacia de polícia 15 dias antes da abertura da mini cafeteria
- Obtenção de uma licença para o seu lanche : pode optar por uma licença de “restaurante” se pretender vender bebidas apenas como acessório dos pratos ou optar por uma licença de “bebidas para consumo no local” se pretender vender bebidas em durante e fora das refeições.
Então, uma vez criado o seu lanche, você precisará garantir que cumpre os regulamentos em vigor e, em particular, que:
- Suas instalações cumprem as regras de evacuação
- Um sistema de alarme foi instalado
- O equipamento de lanche e o caminhão de lanche (no caso de lanche móvel) cumprem as normas técnicas de segurança
- A mini cafeteria está equipada com um sistema de extração
- O cumprimento das práticas de higiene é garantido
Assine a newsletter mensal de todos os empreendedores 🚀
A Legalstart precisa das informações de contato que você nos fornece para contatá-lo sobre nossos produtos e serviços. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento e consultar nossa Política de Privacidade para saber mais.
Para conquistar a fidelidade dos clientes
Agora você já sabe como abrir uma mini cafeteria, mas para que seu projeto floresça é preciso encontrar estratégias para fidelizar seus clientes.
Isso envolve a elaboração de um plano de marketing que defina as operações que você vai colocar em prática para divulgar seu lanche, atrair clientes e garantir que eles voltem a comer em sua casa.