Sem categoria

Feijao Tropeiro – Amazing Food in Belo Horizonte, Brazil

Feijão Tropeiro é um prato que você não pode deixar o Brasil sem comer, é um dos pratos mais fartos e satisfatórios de que posso me lembrar.

Na próxima vez que você for a Belo Horizonte, não deixe de conhecer o Bar Do Careca e prepare-se para uma refeição deslumbrante de hospitalidade e deliciosa comida local.

Deixe-me compartilhar com vocês os detalhes do Feijao Tropeiro (e muito mais!) no Bar Do Careca, em Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil.

streetside-view-at-Bar-Do-Careca.jpeg
streetside-view-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Bar Do Careca

Eu acho que isso é o tipo de restaurante onde você pode pedir qualquer prato que você vê e ter plena confiança de que cada escolha será excelente.

Embora este restaurante seja conhecido localmente, prometo que este lugar servirá algumas das comidas brasileiras locais mais  humildes  que você poderia esperar encontrar.

Este restaurante está localizado em um pequeno bairro de Belo Horizonte, mas o ambiente tranquilo não deve ser subestimado!

Siga seu nariz

Panelas cheias de cebola frita, alho, pimentão e azeite, estão se preparando para fazer parte de um alimento em particular que você só precisa experimentar o mais rápido possível.

Mesmo do lado de fora da porta da frente, os cheiros que o atingem são maravilhosos. Claro, a salivação só aumenta quando seus ouvidos ouvem a cozinha logo após seus narizes sentirem a proximidade de uma comida deliciosa.

Siga seus instintos aqui e deixe que os efeitos da comida em alta temperatura o atraiam.

Frying-the-Beans-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Frying-the-Beans-at-Bar-Do-Careca.jpeg

O que pedir

Belo Horizonte é famosa até mesmo entre os brasileiros locais como um ótimo lugar para se visitar quando você procura os autênticos centros da culinária brasileira.

Provavelmente, as três coisas mais típicas que você verá em qualquer mesa em todo o país, embora quando você estiver sentado para comer comida local brasileira sejam feijões de várias cores, carnes de todos os cortes diferentes e um monte fumegante de amidos amarelos e brancos para vá com eles.

No Bar Do Careca, você precisa de pelo menos um prato contendo cada um desses ingredientes ‘básicos’.

Ok, o tempo para as apresentações acabou, vamos para a comida já!

P2444596.jpeg
P2444596.jpeg

Scarlet Eggplant (Jiló)

Na nossa opinião, não há um, mas vários pratos neste restaurante que valem a pena visitar Belo Horizonte só para comer. O Bar Do Careca tem muitos bons exemplos das comidas tão queridas pelos comedores do Centro-Sul brasileiro.

A primeira comida especial é um prato de legumes – Berinjela Escarlate – imperdível em Belo Horizonte.

Você pode pensar que ficará mole como algumas outras berinjelas também, depois de ver quanto tempo cozinha na panela, mas essas berinjelas são realmente muito firmes. Fritar simplesmente com apenas azeite, alho e cebola (mas também comum com fígado bovino), há muito mais sabor aqui do que você poderia esperar.

A Berinjela Escarlate tem um sabor amargo incrível e único, não avassalador, mas maravilhosamente complexo. Não é apenas um prato lateral, definitivamente não é um vegetal verde aleatório para se sentar em uma mesa, de outra forma transbordando de carne.

Outra recomendação

Esta é uma maravilhosa comida favorita do Brasil – e aqui eles chamam de ‘ Jiló’ –  este vegetal pode ser encontrado em pequenas quantidades como parte de muitos alimentos brasileiros.

Nota: Comer Berinjela Escarlate no café da manhã no mercado central de BH também é uma ótima experiência gastronômica – confira esta adorável refeição combinada para suas opções de café da manhã de amanhã (dica – contém linguiça, óleo de pimenta, torresmo de porco gigante e forte álcool de cana – obter com fome agora).

Beef-2-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Beef-2-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Pan Cooked Beef (Bife de Panela)

A próxima comida que você só precisa experimentar aqui é qualquer uma das deliciosas opções de carne bovina.

Geralmente vem com um lado de batatas fumegantes (ou mandioca, sua escolha), eu amo como o chef escolhe apenas cobrir todo o pedaço de carne com alho e cebola, e depois uma segunda colher de mais dentes de alho fritos para uma boa medida.

Este que você vê na foto aqui é na verdade uma pequena porção de bife com mandioca – você pode experimentar uma chapa inteira de bifes do tamanho de uma mesa se estiver realmente com vontade de ir com tudo para a carne brasileira.

Este é um prato que sua boca vai agradecer, e quando você estiver no Brasil, é seguro dizer que todo e qualquer pedido de carne bovina sempre será uma decisão suculenta e feliz.

Beef-with-Steamed-Cassava-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Beef-with-Steamed-Cassava-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Amidos equilibram um conteúdo de alho maravilhosamente pesado

Os amidos são um pouco pesados, e sempre me lembrarei das montanhas em miniatura de batatas fumegantes que acompanham tantas refeições durante qualquer viagem à América do Sul.

Não se preocupe se você pedir essa comida para dividir com várias outras pessoas – o Brasil é conhecido por seus deliciosos pratos de carne, então ninguém vai se importar se você pegar leve com os amidos (ou com o arroz).

Esta é uma carne assada tenra que você deseja saborear, e você pode até tratar os alimentos simples que a acompanham como limpadores de paladar antes de passar para o próximo prato.

(Sem ofensas às batatas ou mandioca, claro, que na verdade são nativas da América do Sul e Central…)

Feijao-Tropeiro-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Feijao-Tropeiro-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Beans and Pork (Feijao Tropeiro)

Por fim, chega a deslumbrante exibição de Feijão Tropeiro.

Esta é a obra-prima que eu sei que você está esperando e, honestamente, essa comida é simplesmente incrivelmente saborosa.

Deve ser um dos pratos de comida mais fartos, pesados ​​e reconfortantes que me lembro de ter comido – é definitivamente um dos favoritos durante toda a nossa viagem ao Brasil.

Servir em uma travessa prateada, brilhante e oblonga também é um toque agradável, pois este prato é uma montanha do tamanho de uma porção.

Este prato é simplesmente perfeito para uma refeição de quatro pessoas, e acho que para muitas pessoas até um prato para levar para casa para sobrar (embora eu ache que nunca fizemos isso antes).

Tanta diversidade em cada mordida

Sempre me lembrarei dessas mordidas de Feijao Tropeiro como algumas das mais saborosas e ao mesmo tempo tão maravilhosamente pesadas que já comi em muito, muito tempo.

É uma mistura bastante complexa de ingredientes se você tiver a chance de testemunhar sua criação (role para baixo para ler mais), mas ao mesmo tempo, embora os chefs estejam cozinhando com tanta experiência que o perfil de textura e sabor é absolutamente perfeito – não é esmagadora de forma alguma, embora existam literalmente 5 carnes diferentes e pelo menos 5 vegetais acontecendo aqui (e não se esqueça dos ovos fritos).

Mother-pot-of-vegetable-broth-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Mother-pot-of-vegetable-broth-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Uma refeição que você nunca quer que acabe

Este é um prato de comida tão bom que fiquei sinceramente triste por chegar à última mordida.

Lingüiça de porco e gordura de porco, feijão preto, pele de porco, azeite, cebola frita e alho, ovos fritos, costeletas de porco para completar – isso é apenas textura e sabor reconfortantes, e verdadeira comida caseira brasileira.

Recomendo que você visite este restaurante, mesmo que viaje para Belo Horizonte, só para ter seu próprio prato de Feijão Tropeiro.

ingredients-for-Feijao-Tropeiro-at-Bar-Do-Careca.JPG.jpeg
ingredients-for-Feijao-Tropeiro-at-Bar-Do-Careca.JPG.jpeg

The Creation of Feijao Tropeiro

Depois de descrever cada prato que você precisa pedir, eu só tenho que reservar um tempo para descrever o processo de cozimento do Feijão Tropeiro para você também.

Se você fosse eu, eu gostaria que você me avisasse agora – algo como ‘é melhor você não ler isso de estômago vazio’ – porque este prato é simplesmente incrível.

Vendo as tias trabalhar

Ver as tias a trabalhar fez desta já deliciosa refeição apenas uma experiência absolutamente alegre de uma noite.

A receita é realmente bastante complexa – mas eles obviamente sabiam de cor – era difícil até mesmo acompanhar a rapidez e a facilidade com que eles estavam colocando os ingredientes.

A Primeira (e Segunda) Panela

Cebola e feijão fritam juntos para começar, várias cebolas grandes e uma xícara inteira de feijão marrom.

Uma segunda panela de cebola e alho frita no azeite ao lado, e ela adiciona no final quando o prato está quase pronto (Sim, uma segunda porção de alho e cebola no final, há muito sabor de fritura em este prato).

O chef então corta uma salsicha enorme e adiciona isso na primeira panela, junto com algo que eu nunca vi antes como ingrediente culinário – torresmo de porco enormes e grossos!

Esses torresmos também não estão nem perto de seus pedaços de pele crocantes finos e arejados – isso era basicamente uma costeleta de porco inteira de 12 onças que havia sido frita duas vezes, quebrada e agora está sendo usada como ingrediente. Gênio. Magistral.

Enfileira a produção de aroma absolutamente incrível agora…

Feijao-Tropeiro-Close-Up-At-Bar-Do-Careca.jpeg
Feijao-Tropeiro-Close-Up-At-Bar-Do-Careca.jpeg

Terceiro Pan, mas nem perto de pronto…

Em seguida é uma combinação de 4 ovos fritos, um pouco de coentro e um punhado de cebolinha. Depois disso, com um punhado de pó de mandioca ultra-seco (triturando a mandioca seca em farinha , que é muito mais claro do que farinha), tudo isso continua em uma compilação cada vez maior de delícias deliciosamente cheirosas.

Ela mexe tudo isso junto, adicionando caldo de uma panela mãe próxima de caldo de legumes conforme ela precisa.

A propósito, a enorme panela mãe, eles fazem no início da noite. Inclui uma enorme quantidade de feijão vermelho, tomate, alho, cebola e pimentão. Esta é a panela enorme que você vê acima, um ingrediente chave para evitar que todos os pratos fiquem muito secos enquanto cozinham (e também infundindo um sabor maravilhoso, é claro).

…e então o Quarto Pan!

Finalmente, a quarta e última panela está cheia de tiras finas de couve. Eles fritam por apenas um minuto ou menos, ainda mantendo sua firmeza e também adicionando uma cor maravilhosa ao produto final.

Antes de colocar tudo na bandeja, foi ótimo também ver como ela arruma a couve de um lado, pega o prato principal, empilha tudo tão rápido, mantendo tudo no prato com tanta habilidade.

Esse ato de equilíbrio é ótimo, mas a essa altura, qualquer glândula salivar dentro das instalações está absolutamente estourando, é difícil ter paciência em um momento como esse.

E DEPOIS vêm as costeletas de porco.

A cobertura final final, porém, vai surpreender você – quatro enormes, finas e longas tiras de carne de porco que ela estava fritando em mais uma chapa, vindo bem ao lado de sua estação de cozinha para o topo do Feijão Tropeiro, já do tamanho da montanha.

Você já viu costeletas de porco sendo usadas como guarnição? É incrível.

Então… finalmente… ela olha para cima, sorri e estende as mãos para mostrar sua linda criação.

O que é bom, porque neste ponto a fome está muito além dos limites da sanidade de qualquer pessoa normal.

Full-Table-View-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Full-Table-View-at-Bar-Do-Careca.jpeg

História em nomes de alimentos

O nome dessa comida é interessante e carrega um pouco de história por si só.

Feijão Tropeiro como nome simplesmente se refere ao estilo em que o feijão cozinha (tudo junto em uma panela grande), mas adicionar um ‘s’ para fazer ‘Tropeiros’  lembra algo mais.

Os ‘tropeiros’ eram os vaqueiros tão famosos nos tempos coloniais do Brasil. Viajando longas distâncias pelo interior do Brasil conduzindo gado, carregando seus próprios suprimentos, é claro que fazia mais sentido para eles cozinhar refeições fartas e enormes, usando o mínimo de ferramentas possível.

Alimentos secos são os mais leves, e coisas como carne seca, nozes, farinha ou pó de mandioca podem ser reidratados facilmente, fazendo uma mistura não muito sopa, mas não muito frita, grande e deliciosamente recheada.

Assim como o prato nacional do Brasil, ‘Fejoiada’, esses alimentos podem ser maravilhosamente complexos nas mãos de um grande chef (ou nas mãos de uma mãe, como a Señora Jura, que preparou uma refeição incrível para nós perto de seu restaurante em uma favela do Rio ).

IG-inside-shot-at-Bar-Do-Careca.jpeg
IG-inside-shot-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Finalmente, a história de volta

Em uma noite tranquila de fim de semana, tivemos a sorte de visitar o Bar Do Careca e passar algum tempo conversando com o incrível proprietário – um homem maravilhoso – o Sr. Orcino.

Junto com sua maravilhosa esposa, esse casal cuida de quase todas as operações deste restaurante. Os únicos outros membros da equipe são o par de belas senhoras que administram o grande número de deliciosamente borbulhantes, maravilhosamente grandes panelas de sopa.

Revezando-se cumprimentando os convidados, levando bandejas de carne e feijão, recebendo, sorrindo, e sobretudo comemorando o trabalho de introdução da comida caseira no Centro-Sul do Brasil – você precisa se tornar um convidado desta equipe do Bar Do Careca o quanto antes que possível.

Eles se orgulham do que fazem

Toda esta equipe obviamente deixa o proprietário muito orgulhoso também. Ele fez questão de comentar para nós mais de uma vez como ele “ensina [eles] tudo o que sabe, e que eles estão juntos neste negócio de comida há 30 anos felizes”.

Señor Orcino, esperamos por muitos mais anos!

Inside-view-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Inside-view-at-Bar-Do-Careca.jpeg

O próprio Sr. Orcino está em vários negócios de restaurantes há 60 anos – 30 deles aqui com sua esposa no Bar Do Careca.

Sua experiência é fácil de ver, e se você está aqui em Belo Horizonte, basta visitar este restaurante.

Viagem por comida e experiências gastronômicas

Penso que uma refeição como esta proporciona o tipo de experiência que todos aqueles que viajam pela gastronomia procuram. Uma refeição onde você pode realmente apreciar se encontrar em um par de mãos confiantes, experientes, mas também calorosas e acolhedoras – uma experiência gastronômica local no Brasil com mais do que apenas comida deliciosa e autêntica.

O sul do Brasil é bem conhecido por seu amor por todas as coisas de carne e churrasco, mas comida como essa tem um sabor ainda melhor quando você realmente conhece os corações por trás dela.

São pessoas que vale a pena viajar para conhecer, e no Bar Do Careca, pessoas assim estão servindo comidas que valem a pena viajar para comer.

Menu-at-Bar-Do-Careca.jpeg
Menu-at-Bar-Do-Careca.jpeg

O Sr. Orcino também se orgulha de compartilhar histórias, contar histórias e até acompanhá-lo em partes da refeição (e, no nosso caso, até nos convidar para tirar fotos das receitas e do processo de cozimento).

Veja a foto na parede também onde Anthony Bourdain está posando com o Sr. Orcino – definitivamente uma coisa especial para nós notarmos esta noite.

outside-view-2-at-Bar-Do-Careca.jpeg
outside-view-2-at-Bar-Do-Careca.jpeg

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo