Sem categoria

Restaurante Nasi Ulam para ‘Arroz de Ervas’ (e Molho de Peixe Budu Selvagem)

Nasi Ulam, ou “Arroz de Ervas”, é um favorito dos amantes da comida da Malásia em todos os lugares! Esta comida local Kelantanese por si só será um destaque para você, sempre que você visitar o incrível estado mais ao norte da Malásia peninsular.

Neste artigo, compartilharemos com você todas as ervas, todos os frutos do mar e mais informações sobre um molho secreto ridiculamente saboroso (‘Budu’, um campeão de todos os tempos que você PRECISA saber mais), durante este maravilhoso banquete de Kelantanese comida no Restaurante D’Umi Nasi Ulam hoje.

nasi-ulam-2-X3.jpg
nasi-ulam-2-X3.jpg

Nasi Ulam (‘Arroz de Ervas’)

Nasi Ulam (ou ‘Herb Rice’) pode ocupar o primeiro lugar para alimentos ‘Must-Try’ em Kelantan, Malásia.

Deixe-me tranquilizá-lo agora, os nomes simples dos alimentos* aqui não podem nem começar a descrever a variedade e a diversidade que uma refeição como “Arroz de Ervas” contém.

Tenho certeza de que esta é uma comida que os moradores daqui estão recomendando a qualquer viajante que visite o norte da Malásia … e você pode acreditar que todos eles estão absolutamente corretos.

Muito mais do que ervas e arroz…

O nome ‘Nasi Ulam’ pode realmente descrever alguns alimentos diferentes, mas o que é consumido diariamente em Kelantan é simplesmente este:

Uma refeição de arroz branco com acompanhamentos de caril, peixe fresco (que são grelhados), cada um deles ao lado de quantidades simplesmente gigantescas de ervas frescas e vegetais verdes crus (que você cobre em molhos locais ‘Budu’ e ‘Tempoyak’).

Nota*: Como qualquer amante de comidas do Sudeste Asiático lhe dirá, os nomes das comidas aqui tendem a ser bastante básicos, até mesmo fofos às vezes! (confira ‘ arroz gordo ‘, ‘ arroz de viagem ‘ e ‘ salada de arroz ‘, para alguns outros incrivelmente deliciosos alimentos locais da Malásia (continuando em ‘ macarrão de barco ‘ e ‘ frita tailandesa ‘ para alguns alimentos comuns na Tailândia ao lado) .

nasi-ulam-13-X3.jpg
nasi-ulam-13-X3.jpg

Receitas de Arroz de Ervas

A quantidade de vegetação nas mesas laterais de servir aqui é simplesmente maravilhosa! Não se sinta como se estivesse esgotando pessoalmente todo o jardim da loja – eles consomem simplesmente enormes quantidades de produtos frescos aqui todos os dias.

Todos esses vegetais aqui são coisas que você come com seu arroz, mas o mais importante é que você irá mergulhá-los em um molho muito especial de ‘budu’ (chegaremos a isso em um minuto).

Para deixá-lo animado agora, aqui estão apenas alguns dos vegetais e ervas que você pode ver no D’Umi Nasi Ulam; pimenta da selva (pimenta selvagem ), folhas de cajueiro, folhas de mangueira, pennywort indiano, hortelã vietnamita e até mesmo folhas de noz de bétele.

D’Umi Nasi Ulam é um dos melhores restaurantes em toda esta área para quando você quer um banquete completo de comida Kelantan, então agora vamos ver alguns dos pratos principais inesquecíveis que eles estão servindo aqui.

Nota: Eu recomendo uma visita aqui para o almoço, mas devido à sua localização privilegiada como o primeiro restaurante que os transportes noturnos de caminhão veriam ao fazer a travessia da fronteira da Tailândia, o D’Umi Nasi Ulam na verdade fica aberto a noite toda e só fecha às 5 da manhã !

nasi-ulam-9-X3.jpg
nasi-ulam-9-X3.jpg

Camarão do Oceano

Além do arroz e legumes que compõem o próprio combo de arroz de ervas nasi ulam, também existem alguns outros pratos aqui que você precisa conhecer.

Este camarão é um alimento que você tem que pedir de uma das bandejas na frente, e eles são sempre enormes!

Não é tão comum ver camarões tão grandes sendo vendidos a preços econômicos na hora do almoço como os do D’Umi Nasi Ulam – no entanto, quando você tem a abundância do oceano literalmente à sua porta, coisas bonitas como essa se tornam possibilidades diárias.

O molho de laranja com coco é tão cremoso que quase dá nozes. O molho é doce, mas não excessivamente, e acho que este prato de camarão e caril combina muito bem com uma erva ligeiramente amarga. Das seleções de pratos de ervas nasi ulam, escolha alguns para você e veja como a doçura suave é bem cortada com a adição de um pouco de molho de peixe marrom budu.

Dicas Herbáceas: Não tenho certeza do nome em inglês, então apenas encontre a erva que se parece com coentro (procure a borda da folha em forma de dente de serra). Pegue um raminho e mergulhe o máximo de caldo de caril de camarão que puder. Coloque isso em seu arroz, adicionando um montão de tempoyak no caminho, e misture a erva e a pasta de durian no molho de peixe marrom budu.

nasi-ulam-12-X3.jpg
nasi-ulam-12-X3.jpg

Conchas do mar em caldo de coco

Uma das experiências mais alegres que um comedor adulto pode ter é usar os dedos, os dentes, a língua e os lábios como utensílios de igual utilidade, trabalhando para tirar o único gole de carne de cada uma dessas conchas.

Comendo alguns alimentos bastante semelhantes a este durante o tempo passado na Indonésia , gosto de como a versão malaia tem uma sensação picante um pouco mais duradoura a cada mordida.

A ponta afiada de cada concha já foi quebrada para você, então tudo que você precisa fazer é encontrar o ângulo certo por onde o ar não pode passar. Pratique sua técnica de chupar, chupar, bater e repetir, construindo um pequeno monte de conchas vazias ao seu lado até que elas desapareçam!

nasi-ulam-6-X3.jpg
nasi-ulam-6-X3.jpg

Peixe Grelhado (Peixe Grelhado)

Eu acho que isso é uma cavala que eles estão grelhando aqui, mas eu nunca vi um peixe cavala tão maravilhosamente grande – a parte traseira da cavala madura é como uma blindagem!

No entanto, quebrar a cauda rende muitas boas mordidas de carne de peixe branco. Apenas tome cuidado para não se machucar no processo.

No D’Umi Nasi Ulam, os chefs fazem as coisas de maneira um pouco diferente – espalhando o purê de pimenta picante sambal dentro do corpo do peixe! Depois disso, eles fecham novamente, descansando na grelha pela segunda vez (duplicando a infusão de sabor!)

A infusão de fumaça nesse sambal engrandece a já deliciosa carne de peixe – esta é uma jogada de gênio, e este é um prato que você deve experimentar durante a sua refeição aqui.

Peixe favorito da Malásia: A receita aqui no D’Umi Nasi Ulam é bem diferente de algumas das outras variedades que tivemos durante nosso tempo em Kuala Lumpur (na sensação de grelhar KL Ikan Bakar Bellamy) e diferente de muitos restaurantes de grelhados em Malaca ( festa de frutos do mar no Hj Haji Musa).

nasi-ulam-17-X3.jpg
nasi-ulam-17-X3.jpg

Como comer Nasi Ulam

(A foto acima não é um alimento por si só, mas este é um movimento obrigatório – você precisa do Tempoyak)

Não se esqueça de pegar pelo menos um pequeno prato desse molho deliciosamente escuro também – seu nome é ‘Budu’ – é um molho salgado e azedo, com um sabor verdadeiramente intenso e alucinante.

Tenho certeza de que é algo que você vai contar a seus amigos sempre que voltar de uma visita a Kelantan, e talvez até algo que você considere contrabandear para casa (mas você não tirou essa ideia de mim…).

Os molhos e acompanhamentos são partes fundamentais de uma refeição completa de Nasi Ulam, e por isso não tenha medo de fazer tudo aqui – use as pinças onde houver, e as mãos quando necessário, e empilhe para si pelo menos um prato por pessoa de todas aquelas ervas frescas, vegetais crus, pimentas inteiras, limas e brotos de feijão.

Aviso – Ficar sem molho Budu não é o ideal

Eu só quero mencionar isso para que você não esqueça (e acredite em mim, quando estou diante de peixe grelhado e Tempoyak, pode ser realmente difícil pensar em  outra coisa ao meu redor).

A maneira como você come neste restaurante é primeiro caminhando até o balcão da frente, escolhendo seus pratos principais e depois construindo seus próprios mini-pratos de molho ‘budu’, tempoyak (o enorme recipiente de plástico na foto acima) e escolhendo dos pratos de ervas e legumes frescos.

Estoque, porque você vai querer ter certeza de que em nenhum momento durante esta refeição, você ou algum de seus amigos ficará sem esse molho marrom e suspeito chamado ‘budu’.

nasi-ulam-11-X3.jpg
nasi-ulam-11-X3.jpg

vou fazer molho

Embora este seja ‘apenas’ um molho, definitivamente vou incluí-lo como um alimento em si (este alimento está na minha pequena lista de razões pelas quais viajar para a Malásia é uma necessidade alegre e anual).

Este ingrediente da Malásia só posso descrever como celestial, e garanto que as possibilidades de sabor que ele abre mudarão a maneira como sua boca pensa sobre a comida.

‘Apenas’ um Molho… Ha!

Uma combinação muito simples de carne de peixe (anchova) e sal, tipos semelhantes de molho são comuns em quase todos os países do Sudeste Asiático.

Honestamente, minhas glândulas salivares estão trabalhando horas extras agora, mesmo enquanto escrevo isso de casa – as memórias do molho Budu ainda estão tão frescas na minha língua.

Estilo Tailandês do Sul: Budu também é comido no sul da Tailândia , mas devo admitir, acho que a versão malaia me conquistou. Este é um ingrediente que estou disposto a contrabandear para casa na minha bagagem de mão, e você não quer deixar a Malásia sem ter uma experiência completa com esta combinação mais gloriosa de condimentos.

nasi-ulam-4-X3.jpg
nasi-ulam-4-X3.jpg

Como comer com Budu

Pegue um desses pratos pré-fabricados (molho de budu, pimenta, fatias de manga e uma fatia de limão) e mexa para si uma poção mágica – a adição final é uma colher de durião fermentado.

Misture tudo e coloque um pouco no arroz. Pegue um pedaço de carne do peixe grelhado e amasse a carne do peixe levemente com os dedos (isso torna mais fácil de pegar, mas cuidado com a parte traseira óssea). Movendo-se suavemente, pressione juntos com os dedos, desça em direção à boca e eleve suas papilas gustativas ao paraíso temporário.

Cada mordida é sempre com você… mas quando se está tão perto da magia, acho que é obrigatório garantir que tudo na mesa vá com pelo menos uma dose saudável de budu malaio picante e delicioso.

O passo final é misturar Budu com Tempoyak

Nossos mundos estavam balançando enquanto tomamos Tempoyak pela primeira vez , apenas alguns dias antes de nossa visita a Kelantan… mas isso era apenas Tempoyak por si só! Mal sabíamos que os habitantes locais aqui em Kelantan se deliciam em  misturar Tempoyak com budu e  depois adicionar pimentas frescas inteiras cultivadas em casa!*

É inacreditável, é Flavor Overload Level 10, esse é um sabor que o mundo inteiro precisa conhecer.

nasi-ulam-15-X3.jpg
nasi-ulam-15-X3.jpg

Adquira seus probióticos!

O molho Budu não é apenas delicioso, é até  saudável para você ! Comido séculos antes das atuais tendências probióticas de alimentos saudáveis ​​que varrem o mundo ocidental (fermentar bebidas usando grãos de kefir, kombucha, etc.), o molho Budu da Malásia está cheio de culturas de bactérias halofílicas incríveis.

Não vou entrar em detalhes (você pode ler mais aqui ), mas saiba que os chefs que controlam essa fermentação visam proporções muito específicas de sal-peixe-palma-açúcar-tamarindo. Eles querem obter o ambiente perfeito para essas bactérias prosperarem… e eu apoio esses objetivos saborosos 100%.

Nota*: As pessoas também fazem isso em Terangganu (estado limítrofe de Kelantan), mas sua proporção é mais pesada no Tempoyak, enquanto parece que Kelantan é mais pesado no salgado Budu (ambos os caminhos são perfeitos).

nasi-ulam-18-X3.jpg
nasi-ulam-18-X3.jpg

Melhores coisas sobre a Malásia

Uma das melhores coisas sobre a comida em Kelantan é como as receitas locais combinam de forma única os ingredientes da selva e o estilo amante de especiarias da culinária malaia central com grandes quantidades de frutos do mar da costa norte da Malásia.

Uma visita a Kelantan levará você a cerca de meio dia de viagem das partes mais conhecidas e viajadas da Malásia, e uma das melhores partes disso é que você tem o mesmo amor por comida, o mesmo vício de sabor compartilhado em todo este incrível país da Malásia!

Obrigado por ler este artigo, e espero que você goste de vários outros artigos neste site – temos conteúdo de toda a nossa viagem por este incrível país da Malásia e fotos suficientes para garantir (até para nós mesmos) que a ‘próxima viagem à Malásia ‘ está sempre ao virar da esquina!

Muito amor, obrigado por ler!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo