Bebidas

Leite de caixinha faz mal?

Será se realmente o leite de caixinha faz mal? Você já viu leite de caixinha nas prateleiras que não está sendo refrigerado? Ou ouviu que parte do leite que você pode comprar na caixa de laticínios não precisa ficar na geladeira até depois de abri-la? Quer saber o que torna isso possível? Entramos em contato com vários membros da equipe e verificamos o site da Tetra Pak para obter respostas sobre o leite asséptico, para que você possa aproveitar a conveniência que esse moderno método de processamento oferece.

Como o leite de caixinha pode ser estável na prateleira? O que eles fazem com o leite?

O leite torna-se estável em prateleira (não é necessário refrigeração para armazenamento) por pasteurização a uma temperatura mais alta. Que é chamado de pasteurização de temperatura ultra-alta, ou pasteurização UHT. O leite tradicional é aquecido a pelo menos 161 graus por 15 segundos para matar bactérias nocivas no leite. Com UHT, é aquecido até 280 a 300 graus por dois a seis segundos. Ambos os métodos de pasteurização garantem segurança e frescor.

Outra coisa que faz o leite asséptico durar na prateleira envolve a embalagem estéril e o ambiente estéril em que a embalagem acontece. Primeiro, as garrafas são produzidas no local; são então esterilizados para que fiquem absolutamente limpos. Em segundo lugar, o leite embalado nessas garrafas está em ambiente estéril para que nenhuma bactéria ou patógeno possa contaminar o produto. A combinação de pasteurização UHT e esterilização de engarrafamento garante que o leite dure até seis meses na prateleira sem refrigeração.

Ainda é leite de verdade?

Sim! O leite asséptico é feito com o mesmo leite delicioso, fresco e de alta qualidade das fazendas leiteiras locais.

Embora a pasteurização tenha ajudado a fornecer leite seguro e rico em nutrientes por mais de 150 anos, algumas pessoas continuam acreditando que a pasteurização afeta negativamente o perfil nutricional do leite. Isso não poderia estar mais longe da verdade. De fato, não há mudanças significativas no pacote de nutrientes do leite como resultado da pasteurização. 

Quando se trata de nutrientes do leite, todos os minerais do leite permanecem após a pasteurização; há, no entanto, uma pequena mudança quando se trata de vitaminas. O leite cru contém uma quantidade minúscula de vitamina C (3,7 miligramas por porção), que não sobrevive ao processo de pasteurização. Em comparação, o suco de laranja contém cerca de 84 miligramas de vitamina C por porção.

Quanto tempo esse leite fica bom depois de aberto?

O leite asséptico permanecerá bom em sua despensa por até seis meses. No entanto, uma vez aberto, ele deve ser refrigerado imediatamente. O leite asséptico é melhor apreciado dentro de sete dias após a abertura.

A coisa importante a lembrar para fazer qualquer leite durar mais é mantê-lo refrigerado – nunca deixe o leite no balcão e tente terminar porções individuais de leite dentro de uma hora depois de servir. Para cada hora que seu leite (tradicional ou asséptico aberto) estiver acima de 45 graus, você perderá um dia de vida fora do rótulo. Então, se você levar uma hora para chegar em casa depois de sair do supermercado com um galão de leite tradicional e a temperatura do leite subir para 45 graus, ele durará um dia antes da data listada para frescor.

O leite asséptico é bom para o meio ambiente?

Os produtores de leite trabalham duro para serem ecologicamente corretos na fazenda, e os processadores de laticínios tentam continuar essa tradição na fábrica também. O leite asséptico está sendo feito em embalagens menores para ajudar a evitar o desperdício de alimentos. Assim, os últimos copos de leite do galão não precisam mais ser desperdiçados se o jarro estragar antes que você possa terminá-lo!

Além disso, as fazendas leiteiras estão comprometidas em produzir o leite mais puro possível na fazenda, o que significa que a planta de processamento obtém um produto melhor para começar e fica mais fácil prepará-lo para o consumidor.

Se você tiver dúvidas sobre seu produto asséptico, procure o número 800 na embalagem e ligue para perguntar! Os fabricantes são a melhor fonte de informação sobre seus alimentos. Já experimentou leite asséptico? Conte-nos sobre isso abaixo!

5 sinais de que sua caixa de leite está estragada

  • O leite velho exala um odor desagradável.
  • A melhor maneira de verificar se sua caixa de leite está ruim é cheirá-la.
  • Desconfie da data listada na caixa de leite, pois é apenas um palpite para a vida útil do produto.

Existem alguns sinais óbvios a serem observados ao tentar decidir se sua caixa de leite não é mais boa. Aqui estão os cinco sinais de que sua caixa de leite está ruim.

O leite ultrapassou a data de validade

A data listada em sua caixa de leite não é necessariamente uma data de validade. Também pode ser uma data de validade ou data de melhor uso. O prazo deve ser visto como um barômetro de quanto tempo o leite pode ser bom. É por isso que é importante estar familiarizado com os outros sinais que podem indicar que uma caixa de leite não é mais potável.

Quando eles colocam uma data no pacote de comida ou caixa de leite, isso é um palpite. Eles não sabem a que temperatura sua geladeira está. A geladeira de todo mundo não está ajustada para a mesma temperatura.”

O leite não foi consistentemente refrigerado na temperatura certa

Coincidentemente, a temperatura de refrigeração tem muito a ver com a data de validade listada na caixa de leite, segundo Labuza.

O maior problema com a vida útil de um produto é que a data não leva em conta que os refrigeradores não possuem a mesma temperatura. A geladeira de todo mundo não tem a mesma temperatura. Quanto mais alta a temperatura da sua geladeira, menor se torna a vida útil da caixa de leite.

Labuza recomenda 32 graus Fahrenheit como uma aposta segura para garantir a longevidade do seu leite. Não se preocupe, ele disse que não vai congelar.

“Quando a geladeira atinge a temperatura mais baixa, ela desliga”, disse Labuza, que mantém sua geladeira configurada para funcionar entre 31 e 33 graus Fahrenheit. “Em algum momento, a temperatura da geladeira sobe até o limite superior e esse chute faz com que a geladeira esfrie de volta à temperatura mais baixa.”

O leite tem um odor fétido

Faça o teste de cheirar sua caixa de leite. Se o seu leite não cheira a leite, provavelmente está vencido. O leite estragado exala um odor desagradável – e será muito óbvio ao sentir o cheiro. Labuza disse que este é o melhor procedimento para determinar se o seu leite está ruim.

“O odor é muito desagradável. Se você bebesse, ele atacaria seus sensores nasais e diria que isso é ruim. Seu nariz é uma ferramenta muito sensível e fornece algo que diz que o leite não é bom naquele momento”, disse. disse Labuza, que disse ter trabalhado com a NASA e os militares em segurança alimentar.

“Se você bebesse, provavelmente vomitaria. Não é intoxicação alimentar, mas é uma objeção alimentar. Os organismos lá dentro produzem vários tipos de compostos que têm um odor desagradável. Definitivamente cheira a leite ruim.”

Há mudanças na textura e consistência

Ao desenroscar a tampa de uma caixa de leite, o líquido branco deve parecer suave e livre de partículas. Se você abrir um galão de leite e notar grumos e coagular, é hora de jogá-lo fora.

Por que isso acontece? Como explica Labuza, tudo tem a ver com as enzimas do leite reagindo umas com as outras.

Se o leite estiver ruim, vai coagular. Está estragando porque os micróbios produzem certas enzimas”, disse Labuza. O leite é composto principalmente de gordura, proteína e açúcar.  O ácido produzido pelos organismos fará com que o leite precipite e coalhe.

Perdeu sua cor branca perolada

A menos que você esteja bebendo leite com chocolate, a cor do leite comum deve ser sempre branca. Se você abrir uma caixa de leite e notar algo diferente, isso é um sinal de que o produto lácteo não é mais bom.

As outras enzimas afetam a proteína do leite, então ela quebra a proteína em aminoácidos e isso terá diferentes sabores ruins. A mesma reação que produz escurecimento em um pedaço de torrada – a reação de Maillard – é uma reação entre as moléculas de proteína e o açúcar do leite. Isso causa uma cor e sabor escurecidos no leite.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo