AS INFORMAÇÕES SOBRE SORVETE QUE PRECISAM SER CONHECIDAS!
A mídia de massa tem revelado muitas informações sobre estabilizantes e emulsificantes ultimamente, o que às vezes contradiz e engana o usuário final de produtos alimentícios e sorvetes em particular.
Estabilizantes são substâncias que auxiliam na sustentação de uma condição física e química invariável do produto alimentício.
Vamos examinar os estabilizadores que são encontrados no rótulo com mais frequência.
Alginato (Е401) – é um extrato de algas marrons, polissacarídeos.
Carboxilmetilcelulose (Е469) – também conhecida como goma de celulose – é a celulose exsudada de um material vegetativo.
Caraginan (Е407) – é recebido de um extrato de algas vermelhas (o musgo irlandês) e outros tipos de algas marinhas das regiões costeiras do Chile, Filipinas, Canadá, EUA, França, Espanha, Irlanda.
Goma de guar (Е412) – é extraída de arbustos Cyamoposis tetragonolba da família do feijão, que são cultivados na Índia e no Paquistão.
A goma de alfarroba (Е410) – que também é chamada de carobina – é obtida do feijão Ceratonia siliqua, que cresce basicamente no Mediterrâneo.
Entre os emulsificantes permitidos, é necessário observar o Е471 (mono e diglicerídeos de ácidos graxos) que são recebidos como resultado da hidrólise parcial de gorduras animais e algas marrons, e também o antioxidante emulsificante Е322 (lecitina) – é mais usado no esmalte fabricação.
Informado significa armado! Portanto, de posse das informações fornecidas, você pode adquirir com segurança uma porção de sorvete, além de que a utilidade do sorvete não foi tomada!
O que é tão útil?
O sorvete é considerado uma fonte de cálcio. Você não forçará cada criança a beber um copo de leite, como sorvete – as crianças o comerão com grande prazer, assim encherão a ração com produtos lácteos, essenciais para um organismo.
Em todos os produtos à base de laticínios, a gordura láctea é útil para os olhos e a pele, A, B, D, Е e Р, proteínas, carboidratos, substâncias minerais: fósforo para ossos e crescimento, magnésio, potássio, sódio e ferro. O alto valor nutricional é típico do sorvete, e o organismo de uma criança saudável, digerindo perfeitamente este produto útil, encherá rapidamente o armazenamento de energia. Além disso, o sorvete não apenas fortalece o tecido ósseo, reduz a pressão arterial, aumenta a imunidade e ativa o desempenho neural. O leite, o principal componente do sorvete, contém L-triptofano que acalma o sistema nervoso e ajuda a superar a pressão e até mesmo a insônia.
O sorvete é útil para aqueles que têm inclinação para angina, dor de garganta aguda, após amigdalectomia, estomatite e outros processos inflamatórios da boca. Quando qualquer refeição é impossível ou dolorosa, os médicos geralmente recomendam sorvete aos pacientes. Frio e macio, não irrita a garganta e a boca.
O sorvete é um produto de gelo profundo. Em temperaturas tão criticamente baixas, nenhuma bactéria sobrevive. Além disso, antes do congelamento, a mistura de sorvete é cozida (pasteurizada) à temperatura 80-90 °С.
Também é necessário notar que o sorvete – é um dos poucos produtos sem conservantes, não há necessidade neles – devido às condições de produção e armazenamento em baixa temperatura! Segundo cientistas britânicos, o sorvete estimula a geração por um organismo de uma substância especial serotonina (o chamado hormônio da felicidade), que é capaz de nos proteger do estresse e melhorar o humor.
As informações sobre os componentes do sorvete possibilitarão o entendimento de suas características de produção. Afinal, não há muitos especialistas capazes de dar características complexas de estabilizadores. E na busca das sensações, os meios de comunicação de massa abordam de forma ambígua a informação que anunciam.