BRIEFING DE SORVETE
O sorvete é uma sobremesa saborosa e saudável que é amada por adultos e crianças. Sua popularidade está crescendo rapidamente na primavera quente e no verão quente chegando. Além disso, levando em conta os diversos tipos atuais deste produto, cada um pode escolher guloseimas a gosto.
Com o objetivo de regular a exigência de produção de sorvete, o State Consumer Standard of Ukraine validou três padrões nacionais de sorvete em 2007, particularmente o DSTU (State Standard of Ukraine) 4733:2007 “Leite, sorvete de creme, sorvete integral”, DSTU 4734: 2007 “Fruit-berry, flavored ice cream, sherbet, fruit ice” e DSTU 4735:2007 “Sorvete com composto de produto primário combinado”. As normas, acima mencionadas, entraram em vigor em 1º de janeiro de 2008. Vale ressaltar que o cumprimento dessas normas e a adequação da produção aos seus requisitos são obrigatórios para todos os produtores de sorvetes.
A consumação de novos padrões organiza a especificação dos tipos de sorvete que orienta o consumidor, dá a ele a chance de entender a diferença entre os vários tipos de sorvete e selecionar o produto a gosto. De acordo com as normas, o sorvete é classificado, dependendo do teor de gordura. Particularmente, o teor de gordura no sorvete de leite está compondo de 0,5 a 7,5 por cento, em sorvete de creme – de 8 a 11,5 por cento, em sorvete de creme integral – de 12 a 20 por cento. O sorvete “mais leve” deve ser de frutas, sorvete e gelo de frutas – eles não contêm gordura. Consequentemente, o leite, o sorvete de creme e o sorvete de creme integral são preparados no leite e produtos de processamento, adicionando todos os ingredientes necessários durante a produção. O sorvete de frutas-frutas é preparado à base de frutas-frutas de produtos primários, acrescentando calda de açúcar; quanto ao sorvete, é preparado à base de calda de açúcar, adição de aromas e corantes. O gelo de frutas (ou suco congelado) é preparado à base de frutas, bagas, chá, café, cacau, corantes e aromatizantes. Sorvete – é um sorvete de frutas, sorvete ou sorvete de frutas feito com leite, sorvete de creme ou aditivos de sorvete integral.
De acordo com a característica organoléptica, o sabor e o sabor do sorvete devem ser puros, típicos deste produto; sua estrutura deve ser homogênea, sem açúcar, gelo ou partes de produtos lácteos em pó.
Escolhendo determinado tipo de sorvete, sua embalagem deve ser levada em consideração. Além do nome do sorvete, deve conter nome e endereço legal do produtor, peso líquido, valor calórico e nutricional, lista de teor de proteínas, carboidratos e gorduras por 100 g de produto. Também deve conter número de lote, condições de armazenamento e data de embalagem ou prazo de validade.
Na União Soviética, devido a Anastas Ivanovich Mykoyan, que visava desenvolver a indústria alimentícia, a questão da produção de sorvetes estava em primeiro lugar. Ele percebeu plenamente que o sorvete é um produto de alto lucro. Suas esperanças se concretizaram devido ao constante crescimento dos resultados das vendas de sorvetes. A primeira unidade de produção de sorvete foi construída em Moscou, 1932. Seguiram-se fábricas em Odesa, Sevastopol, Yalta, Poltava. Em 1965, cinquenta e duas toneladas de sorvete eram produzidas apenas na Ucrânia. Atualmente, as fábricas de sorvete continuam nos alegrando com sua deliciosa produção.