Salada de couve de Bruxelas com queijo feta
Couves de Bruxelas são servidas como vegetais de inverno em ocasiões festivas como acompanhamento de assados e similares. Mas as pequenas rosas podem fazer muito mais. Experimente-os como uma salada.
Ingredientes
Para o curativo:
- 1 colheres de sopa de suco de limão
- 1 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
- sal
- Pimenta
- 3 colheres de sopa de azeite, prensado a frio
- 1/2 colher de chá de tomilho
- 1/2 colher de chá de alecrim
Para a salada:
- 600 g couves de Bruxelas
- sal
- 80 gramas de cebola
- 2 dente de alho
- 500 gramas de tomate
- 200 g feta
- 30 g Azeitonas, pretas, sem caroço
- 100 g bacon café da manhã
- Pimenta
preparação
- Prepare as couves de Bruxelas conforme descrito em Dicas/Escola de Culinária. Restam cerca de 500 g. Escorra os floretes de repolho, lave e corte ao meio.
- Descasque as cebolas e o alho. Corte as cebolas em quartos e corte em tiras, pique finamente o alho. Lave os tomates, retire os talos, corte em quartos e corte cada quarto ao meio no sentido do comprimento. Corte o queijo de ovelha em cubos de 1 cm e as azeitonas em tiras.
- Frite as fatias de bacon em uma frigideira antiaderente até ficarem crocantes, sem adicionar gordura. Retire e divida em pedaços.
- Para o molho, pique as ervas finamente e misture com os ingredientes restantes em uma tigela pequena.
- Coloque todos os ingredientes para a salada em uma tigela grande, despeje o molho sobre eles e misture delicadamente.
- Deixe por pelo menos 30 minutos e sirva.
VALORES NUTRICIONAIS
Quantidade de referência para um adulto médio (8.400 kJ/2.000 kcal)
- 1712kJ20%energia
- 409kcal20%calorias
- 10g4%carboidratos
- 32g46%gordo
- 19g38%proteína
Como salada ou acompanhamento do sul – Receita de salada de couve de Bruxelas
Você provavelmente conhece as couves de Bruxelas como um acompanhamento clássico para pratos de caça ou ganso de Natal. Mas os legumes de inverno são muito mais versáteis do que se pensa: na nossa receita, com queijo de ovelha e cebola, lembra uma típica salada de agricultor grega ou salada grega com queijo feta ou – com um toque especial no molho – salada de tomate com feta , uma variante surpreendente. Tomilho e alecrim frescos no molho sublinham a nota mediterrânea da salada fria de couve de Bruxelas. Se prefere saborear as suas couves de Bruxelas quentes e não quer prescindir das especiarias mediterrânicas, experimente as nossas couves de Bruxelas à italiana .
Dica: Retire algumas folhas individuais das pequenas cabeças de repolho, frite-as brevemente na panela e misture as folhas assadas na salada – um efeito crocante fino é garantido.
Comprar e preparar couves de Bruxelas: dicas e truques
Couves de Bruxelas estão na temporada de setembro a março, mas você pode obter as deliciosas couves congeladas durante todo o ano. Você pode ferver, cozinhar no vapor ou refogar. Para garantir que as couves de Bruxelas tenham um bom sabor, você deve garantir que elas sejam processadas corretamente: remova as folhas externas das florzinhas e quaisquer outras folhas murchas e corte os talos. Quanto mais você as corta, menos amargo fica o sabor das couves de Bruxelas, porque é onde estão a maioria das substâncias amargas. Fervê-lo em água salgada com uma pitada generosa de açúcar ou caldo também suavizará o sabor amargo. Com um pouco de anis, alcaravia ou funcho na água de cozimento, também fica mais digerível
Dicas: Corte uma cruz no talo das couves-de-bruxelas antes de cozinhar, para que cozinhem de forma mais uniforme. Se você não encontrar couves de Bruxelas frescas, simplesmente pegue as couves de Bruxelas congeladas e deixe-as descongelar brevemente. Couves de Bruxelas não apenas enriquecem as saladas, mas também ficam deliciosas em caçarolas, por exemplo, com queijo de cabra. Alternativamente, você pode usar feta para o nosso Abóbora de forno com mel e canela.