Bolos

BOLO SUFLÊ PTASHYNE MOLOKO

DESCRIÇÃO DO PRATO

Esponjas delicadas e suflê arejado coberto com uma cobertura de chocolate brilhante são o lendário bolo de suflê Ptashyne Moloko, cujo sabor muitos de nós lembramos da infância.

A receita desta deliciosa sobremesa foi inventada em 1964 na URSS e mantida em segredo por muito tempo. Então, para experimentar uma novidade exclusiva, os compradores sempre tinham que ficar em filas. No entanto, mesmo agora, quando a produção de Ptashyne Moloko se tornou massiva, o número de pessoas dispostas a desfrutar de tal iguaria só aumenta. Afinal, este bolo delicado fica ótimo com chá ou café e é perfeito para uma mesa de férias.

Agar-agar é o segredo do Ptashyne Moloko perfeito. Este espessante vegetal dá ao suflê uma consistência elástica especial, semelhante ao marshmallow, e, ao contrário da gelatina, permite manter a sobremesa sem geladeira por muito tempo.

Ao fazer suflê para um bolo, certifique-se de ter todos os ingredientes e ferramentas à mão. Como a mousse endurece em poucos minutos à temperatura ambiente, você deve agir rapidamente. 

Esponjas são feitas de biscoito ou massa quebrada. O esmalte é preparado à base de manteiga, açúcar e cacau ou chocolate amargo, derretendo-o em banho-maria.

Mousse de baunilha leve, esponjas perfumadas e cobertura com um agradável amargor de chocolate criam uma composição harmoniosa que simplesmente derrete na boca.

BOLO SUFLÊ PTASHYNE MOLOKO: RECEITA TRADICIONAL

Para tornar o suflê arejado e poroso, mas ao mesmo tempo denso o suficiente, pré-esfrie as claras de ovo para que a massa de creme bata melhor.

180 minutosFácilJantar

INGREDIENTES

Para bolos de esponja:
Manteiga 80g
Açúcar80g
Gemas de ovo3 pecas
Farinha100g
Afrouxador de massa0,3 colher de chá
Salum beliscão
Extrato de baunilha1 colher de chá
Para suflê:
Claras de ovo3 pecas
Agar-agar1 colher de chá
Ácido Cítrico¼ colher de chá
Água270g
Açúcar430g
Manteiga180g
Leite condensado80g
Extrato de baunilha1 colher de chá
Para envidraçamento:
Chocolate escuro70g
Manteiga 40g
Para decoração:
Chocolate escuro30g
PtashyneMoloko_600x300_5ff4334764298.jpg
PtashyneMoloko_600x300_5ff4334764298.jpg

PASSOS PARA FAZER

Assando as esponjas

1. Para duas esponjas com 16 cm de diâmetro, bata a manteiga com o açúcar e o extrato de baunilha para criar uma massa leve e exuberante.

2. Adicione três gemas, uma a uma, batendo bem a mistura a cada vez. As claras restantes são colocadas na geladeira em uma tigela funda.

3. Peneire a farinha em uma tigela separada, adicione o fermento e uma pitada de sal, misture.

4. Adicione os ingredientes secos à mistura de ovos e manteiga. Bata com um mixer até ficar homogêneo.

5. Coloque um anel de massa com 16 cm de diâmetro sobre o pergaminho. Espalhe metade da massa, distribua-a uniformemente na superfície.

6. Pré-aqueça o forno a 180 °C. Coloque a massa para assar por 15 minutos. Retire a esponja dourada do forno e deixe esfriar.

Asse a segunda esponja da mesma maneira.

Fazendo o suflê

1. Despeje 270 g de água em uma panela grande, adicione ágar-ágar. Mexa e reserve.

2. Em uma tigela separada, bata a manteiga e o leite condensado, adicione o extrato de baunilha.

3. Retire as claras da geladeira, adicione uma pitada de ácido cítrico.

4. Ferva a água com o ágar-ágar, adicione o açúcar e cozinhe a calda por 10 a 12 minutos, até formar um fio fino ao ser puxada com um batedor.

5. Até que a calda atinja a consistência e temperatura desejadas (105–110 °C), bata as claras em neve até obter uma espuma estável.

6. Despeje a calda nas claras em fio, continuando a bater por dois minutos. A massa deve aumentar significativamente durante o batimento.

7. Agora adicione o leite condensado e o creme de manteiga à mistura das claras e da calda. Bata com uma batedeira em velocidade baixa. O suflê está pronto.

Fazendo o bolo

1. Pegue um anel para formar um bolo com 18 cm de diâmetro. Coloque-o em uma base de papelão. Cubra as paredes do anel com filme de acetato. 

2. Coloque a primeira esponja no fundo e cubra com metade da quantidade do suflê.

3. Cubra o suflê com a segunda esponja e despeje o restante da massa branca exuberante. Deixe na geladeira por duas horas.

Fazendo a cobertura e decorando o bolo

1. Derreta o chocolate amargo e a manteiga em banho-maria. Mexa até ficar homogêneo.

2. Despeje a cobertura quente em cima do bolo e espalhe uniformemente sobre a superfície, segurando o bolo pela base e girando-o lentamente. Leve o bolo à geladeira por 15 minutos.

3. Parta cerca de 30 g de chocolate em pedaços e coloque num saco de pasteleiro inteiro. Mergulhe em água quente por alguns minutos.

4. Limpe o saco com um pano seco e corte a ponta. Retire o bolo da geladeira e desenhe padrões aleatórios.

Corte uma fatia e aprecie o sabor fantasticamente delicado da sobremesa arejada!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo