Terangganu, Malásia – Fritura de frutos do mar (em ‘Warung Pok Nong’)
Terangganu, Malásia, pode ser o lugar mais relaxante que você ainda não ouviu falar (ou talvez você saiba sobre isso, e eu entendo por que você quer manter isso em segredo).
Seja o ar sempre arejado de Terangganu ou a ideia de ter um chef fritando uma seleção repleta de frutos do mar para você – o Warung Pak Nong Restaurant é um restaurante com algo para todos.
…e é onde vamos almoçar hoje!
É um ‘ganha-ganha’ com praia e comida de praia
É praticamente um cenário ganha-ganha sempre que você se encontra desfrutando de uma linda vista da praia, enquanto espera um banquete de frutos do mar chegar à sua mesa.
Ouvir o mar espirrar enquanto sente a brisa quente, sentar na sombra enquanto observa as ondas é perfeito – até que uma equipe de amigos ao seu lado começa a pedir ajuda.
Não se preocupe hoje, porque o único problema aqui é que seus amigos estão chamando você para ajudá-los a comer!**
Com uma linha interna para viagem
Uma das coisas que torna este restaurante de Terangganu tão divertido é como eles organizam o restaurante para maximizar a conveniência e a velocidade, ao mesmo tempo em que mantêm uma vibração confortável do tipo faça você mesmo em casa.
Só consigo pensar em chamá-lo de linha de jantar para viagem, e a maneira como você pede aqui é ótima.
Role para baixo agora e aprenda ‘Como fazer o pedido’.
Incrivelmente ocupado e divertido
Existem algumas mesas ao ar livre (em ambos os lados do restaurante, paralelas à praia), mas a maioria das mesas está sob o edifício principal do telhado.
Você precisará pedir tanto as bebidas quanto a comida, mas eles o ajudarão a carregar a comida (o que é bom, porque você vai querer muito).
Há uma fila para bebidas e uma fila separada para comida, e se você estiver seguindo o fluxo principal das coisas (basta procurar a inconfundível fila de clientes sorridentes e famintos), então a comida é o que vem primeiro.
NOTA – Alguns Avisos
Lembre-se de sempre PERGUNTAR antes de marcar seus amigos no Instagram, ou eles podem ter problemas por interromper o trabalho mais cedo na quarta-feira (tivemos a sorte de estar nessa situação não uma, mas várias vezes – e só posso dizer um grande ‘Obrigado você!” Os malaios adoram comer, e tivemos muita sorte de estar lá com esses novos amigos hoje).
Nota: ** Grande lembrete aqui, este lugar é muito popular, não estou brincando – embora tenha sido apenas depois de terminar os primeiros cinco pratos de frutos do mar que chamou a nossa atenção – este restaurante geralmente precisa de reservas no dia anterior você quer visitar!
Estratégia de Frutos do Mar Terangganu em Warung Pok Nong
Passo 1: Frutos do mar
O restaurante ‘Warung Pok Nong’ é especializado em fritar frutos do mar, e há um grande número de opções e estilos para você escolher.
Devido ao pedido direto (todos os clientes fazem fila na frente do balcão como alunos da escola), eles mantêm a linha de pedidos maravilhosamente simples.
Tudo é fritar, passar direto da fritadeira, para o gotejador, para o seu prato, para a sua mesa, cada prato vem com um pequeno pires de molho vermelho. Aguarde sua vez na fila, dê seu pedido de tipo de frutos do mar e quantos pratos e, finalmente, indique a eles a área em que você está sentado.
Vá para a fila de bebidas.
Passo 2: Bebidas
A próxima coisa a fazer será um pedido de bebida, mas eles têm lugares separados para pedir bebidas ou água. A água (e água de coco) fica à direita do pedido de comida, enquanto as bebidas que levam preparo (café, chá, pó doce três em um) ficam à esquerda.
Não é tão complexo quanto pode parecer, porque você pode realmente tentar pedir bebidas da sua mesa (no momento certo, apenas quando um servidor chega com a comida). É só que este restaurante pode ser tão incrivelmente ocupado, às vezes é mais rápido apenas fazer a mudança.
Passo 3: Assento
A quantidade de frutos do mar que eles fritam aqui é incrível, e não demorará muito para que seu pedido chegue.
Se você quiser ter um momento para testemunhar o chef em ação, caminhe suavemente pela porta central e dê a volta nos fundos.
Os chefs aqui são tão amigáveis, foi ótimo vê-los rir enquanto olhávamos com admiração, a enorme quantidade de óleo, de frutos do mar e o tamanho enorme de todas as frigideiras – é um espetáculo para se ver.
E, claro, um que vai deixar você com fome incontrolável em pouco tempo.
Volte para fora e tente encontrar uma mesa e, claro, para sentar e depois para comer, este passo é sempre mais fácil de fazer com os amigos.
Linha de montagem crocante e crocante
Os sons de quase 10 frigideiras gigantes cheias de peixe são facilmente ouvidos desde a fila de pedidos.
Caminhar de volta para a cozinha é surpreendentemente relaxante, no entanto, e está claro para mim a partir desta hora de almoço, pelo menos, que as pessoas de Terangganu estão muito confortáveis trabalhando com quantidades gigantescas de frutos do mar fritos todos os dias.
Essas duas jovens estavam aproveitando a chance de nos mostrar como limpar adequadamente cada lula para fritar.
Uma garota remove delicadamente as partes internas de uma lula (incluindo o saco de tinta, que geralmente é mantido ) e, em seguida, enxágua rapidamente antes de passá-lo para baixo.
A segunda garota então remove rapidamente a camada externa de pele da lula com uma faca, fazendo pequenas incisões antes de remover tudo à mão como uma bainha roxa brilhante.
Lulas menores ainda terão a pele macia, mas com lulas gordas e mais maduras como essas, a pele externa pode ficar dura após a fritura.
A festa do almoço começa com peixe
Os primeiros peixes fritos estão prontos, o primeiro de vários outros pratos que estavam a caminho.
Para descrever rapidamente um pouco sobre a cavala, você verá por que é um peixe perfeito para fritar.
A cavala tem escamas e, portanto, é halal e segura para os muçulmanos comerem, mas as escamas são tão pequenas que a pele é quase aveludada ao toque – o que não representa nenhum problema para os nossos dentes depois de fritar esses peixes!
Estou impressionada com o quão leve e dourada é a cor desses peixinhos fritos, crocantes, e não há nada como uma exibição de peixes como esta para abrir o apetite.
Acima de tudo, este é apenas um petisco incrivelmente divertido, e assim que eles estiverem frios o suficiente para serem tocados, pegue seu primeiro dedo cheio de carne branca de cavala.
Lulas fritas
As lulas aqui são um épico em miniatura de uma jornada de textura – eu absolutamente amo cada mordida delas.
Fritando até ficar bem duro e crocante por fora, mas tão fino, dando lugar imediatamente à carne branca, macia e macia por dentro. Pegue a tesoura fornecida e corte cada pedaço antes de comer.
Lula para mim é mais sobre a textura, mas há uma riqueza e gordura lá também. Nossa lula realmente veio cheia de ovos, e essas ovas também estão lindas, como uma pequena tigela de contas de vidro dentro de cada lula.
Molho para o deleite do seu coração
A fritura pode deixá-los com um pouco menos de sabor por conta própria – então você pode eventualmente querer pegar um molho para acompanhar essas mordidas também.
O restaurante tem um molho escuro que vem com a lula, cheira azedo e tem um sabor levemente adocicado, e embora eu desejasse que fosse um pouco mais picante, realmente combina muito bem com essas lulas.
Esses pratos de lula foram embora às pressas, fiquei muito agradecido por ver ainda muitos outros pratos de peixe, lula e depois camarão, a caminho das bandejas de óleo quente para nossa mesa.
Camarão frito
Por fim, chegam os pratos de camarões enormes, o único prato que mal posso esperar para experimentar (não vou mentir, posso ter queimado um dedo ou dois, alcançando antes mesmo de chegar à mesa).
Os camarões aqui são enormes, eles só podem caber seis ou sete em um prato inteiro, e os pequenos pedaços de massa crocante por cima adicionam um toque final agradável para a apresentação.
As grandes escamas nas costas são muito fáceis de descascar, e a doçura de cada mordida de carne de camarão é sublime. Faça uma pausa para o conteúdo do seu coração e aplauda seus amigos por mais um dia de sucesso completo (sim, mesmo que seja apenas na hora do almoço!).
É um pedido obrigatório aqui no restaurante Warung Pok Nong, é obrigatório terminar aproximadamente um prato desses camarões por pessoa antes que alguém possa ousar mencionar pensamentos de partida.
Por trás das cenas
A etapa final antes de cada lote de frutos do mar estar pronto inclui uma ação nos bastidores que também quero compartilhar com você.
O chef limpa cada panela de uma quantidade verdadeiramente inacreditável de massa crocante que cai durante o cozimento. Ele joga tudo isso para fora, passando pelo óleo com uma enorme ferramenta de tela, e move a maioria dos pedaços fritos de massa para uma urna de coleta diretamente atrás dele.
Nota: Alguns pedaços para colocar em cima de cada prato, mas a maioria não é usada para comida, mas para alimentar as galinhas das famílias que vivem atrás do restaurante.
Tornou a experiência ainda melhor ver como, mesmo em um restaurante tão movimentado e popular, ainda havia uma vida familiar muito normal e local em ação. Suas vidas aqui estão crescendo e acontecendo junto com o crescimento do restaurante também, e é bom ver uma visão direta de uma família local servindo comida (e sua felicidade) para tantas outras famílias que vêm para uma refeição.
A experiência do restaurante
É um bom dia, a qualquer hora você pode visitar a praia e manter as proporções de mais de uma dúzia de itens de frutos do mar por pessoa por mesa. Incrivelmente, nosso enorme pedido deste dia ainda não incluiu toda a variedade de frutos do mar (ou sobremesas) disponíveis no Warung Pok Nong.
Há também enormes caranguejos (fritar conchas e tudo), alguns outros tipos de peixes além da lula, cavala e atum em nosso pedido hoje, e depois fritar bolinhos de peixe e tofu que também parecem ser os favoritos aqui também.
Finalmente, você pode notar em quase todas as mesas do restaurante, um pedido de sobremesa dessa combinação brilhante e refrescante de sorvete e raspadinha.
Eu mesmo não experimentei, mas algumas pessoas na nossa mesa dizem que é muito doce, refrescante e um final perfeito para as opções mais pesadas de frutos do mar em uma refeição aqui.
Terangganu – A atmosfera perfeita da praia
As opções de frutos do mar aqui são maravilhosas, mas eu diria que é a atmosfera e a localização deste restaurante de Terangganu que me faria voltar.
Eu não poderia imaginar um lugar melhor para uma refeição no meio do dia com a família e amigos, uma localização emocionante (a comida incrível), mas descontraída (os assentos à beira-mar), um maravilhoso exemplo de comida e cultura de Terangganu.
Isso definitivamente me lembra da última vez que tivemos um banquete de frutos do mar na areia, aquela vez no Mar da Arábia, perto de Karachi.
Se você estiver visitando Kuala Terangganu, não deixe de conferir alguns de nossos outros artigos também – aqui está uma refeição de cair o queixo do café da manhã local ao estilo Terangganu no Nasi Dagang Atas Tol , e eu recomendaria seguir isso com um banquete na hora do almoço no restaurante local favorito Aroma Kampong para peixes, sopas e, claro, tempoyak.
Nota*: Tempoyak não está à venda aqui, mas se você estiver carregando algum (como estávamos, desde a primeira vez que o vimos disponível no mercado, até a última refeição de toda a viagem), fique à vontade para adicionar algumas gotas ao seu pequeno recipiente de imersão.