Diversas

10 dicas como impermeabilizar banheiro

A água é o maior vilão da integridade estrutural de uma casa, e em nenhum lugar isso é mais verdadeiro do que em um banheiro, onde a umidade é um fator constante. Há uma razão pela qual banheiros e cozinhas são reformados com mais frequência do que qualquer outro cômodo da casa: mesmo uma pequena infiltração de água abaixo das paredes, bancadas e superfícies do piso rapidamente começa a destruir a instalação.

Um sistema eficiente e completo de proteção contra umidade é a base de qualquer projeto de reforma para impermeabilizar banheiro duradouro e bem-sucedido . A qualidade da impermeabilização pode significar a diferença entre um banheiro que parece ótimo e funciona com eficiência por anos e um que imediatamente começa a se deteriorar e é vítima de mofo e bolor.

Use materiais de construção à prova d’água

Embora os materiais de construção feitos de materiais orgânicos à base de plantas, como madeira, bambu, papel ou juta, possam ser ótimas opções para a maioria das áreas da casa, isso não é verdade em áreas com muita umidade, como um banheiro. Em banheiros, materiais inorgânicos como pedra, metal, plástico e cerâmica ou porcelanato são escolhas melhores porque não são afetados pela umidade. Esses materiais tendem a resistir melhor a mofo e bolor do que os materiais orgânicos, e a umidade não os faz decompor e apodrecer.

Por exemplo, você pode querer usar rodapés de PVC em vez de MDF ou rodapés de madeira maciça. Porcelanato à base de argila e ladrilhos de cerâmica funcionam bem para paredes e pisos. Preste atenção especial aos materiais usados ​​para bancadas. Material de superfície sólida, quartzo (pedra sintética) ou pedra natural geralmente são melhores escolhas para bancadas de banheiro. Mesmo as bancadas laminadas de plástico têm um núcleo de MDF que pode ser afetado pela umidade predominante em um banheiro.

Se você estiver ladrilhando um chuveiro ou banheira, certifique-se de que a placa de apoio seja um material à prova d’água de alta qualidade e selado adequadamente. A mesma placa de suporte à prova d’água é uma boa escolha para pisos de azulejos. Para paredes não ladrilhadas, use papel de parede especial com revestimento à prova d’água, em vez do revestimento de papel orgânico encontrado no papel de parede padrão.

Ou seja, sempre opte por materiais de construção que resistam à umidade ao planejar ou reformar um banheiro. A impermeabilição do banheiro aguentará muito mais tempo e exigirá menos manutenção se você fizer isso.

Contrate um profissional para o encanamento

Mesmo o menor erro oculto com a instalação de tubos de encanamento pode levar a milhares de dólares em danos. Embora materiais modernos, como tubos PEX, tornem mais fácil para os bricolage fazerem seu próprio trabalho, essa não é uma área em que você queira correr riscos. A menos que você esteja 100% confiante em suas habilidades, considere fortemente ter um profissional para fazer o trabalho de encanamento. Mesmo se você concluir todas as outras tarefas na reforma e impermeabilizar banheiro, isso lhe dará uma medida extra de confiança ao saber que um profissional que conhece todos os requisitos do código fez o trabalho de encanamento.

Fornecer acesso ao encanamento

Embora não seja obrigatório, é sempre útil fornecer acesso ao encanamento da banheira ou do chuveiro pela parte traseira por meio de um painel de serviço. Se o espaço do outro lado permitir, pode ser criada uma abertura na parede para permitir que as linhas de abastecimento de água sejam observadas e reparadas na parte de trás. É muito mais fácil trabalhar no encanamento dessa maneira do que arrancar o ladrilho pela frente.

Instale um Exaustor

Instale um exaustor de banheiro de alta capacidade como um método de expelir o ar carregado de umidade da sala. Pelo código de construção, os ventiladores do banheiro devem expelir no mínimo 50 pés cúbicos por minuto (CFM) intermitentes e 20 CFM contínuos, mas você pode querer um ventilador mais potente se o banheiro for grande.

Alguns exaustores também são equipados com lâmpadas infravermelhas que podem ajudar a eliminar a umidade do banheiro. Ou você pode instalar um aquecedor autônomo para ajudar com a umidade.

Use a telha como uma superfície de parede

As paredes revestidas com cerâmica ou porcelanato serão quase impermeáveis ​​aos efeitos da água. Esses ladrilhos são usados ​​há muito tempo para paredes de chuveiro e banheira, mas os banheiros modernos costumam usá-los como material de superfície para lambris, contra-salpicos ou mesmo para paredes inteiras.

Instale um piso à prova d’água

A escolha do piso é crítica em um banheiro, onde algumas das escolhas orgânicas padrão – madeira dura, madeira engenheirada e bambu – não funcionam muito bem, especialmente em banheiros familiares de uso intenso. O piso laminado de plástico pode parecer uma boa escolha, mas geralmente é construído com uma camada central feita de subprodutos de madeira e, portanto, pode ser facilmente comprometido pela água.

Uma escolha clássica para banheiros é a cerâmica e o porcelanato, que agora estão disponíveis em estilos que podem ser surpreendentemente eficazes em imitar tábuas de madeira e outros materiais. Outra boa opção são as pranchas e ladrilhos de vinil de luxo. Esta forma de vinil é feita de material inorgânico sólido por completo, por isso é totalmente à prova d’água. E o vinil de luxo está disponível em estilos que se parecem convincentemente com madeira, pedra ou cerâmica.

Além de escolher um material de piso totalmente à prova d’água, certifique-se de que a instalação seja o mais à prova d’água possível para garantir que a umidade não penetre no piso até o contrapiso e contrapiso vulneráveis.

Concentre-se no sistema de rodapé

Preste atenção especial aos rodapés – a junção entre o piso do banheiro e as paredes. Rodapés bem ajustados calafetados na parte superior e inferior farão maravilhas para evitar que a água penetre nas paredes e contrapisos.

Sempre que possível, use materiais que não sejam madeira para as molduras do rodapé. Molduras de PVC sintético podem imitar de forma convincente a aparência de rodapés de madeira, ou uma base de parede de vinil termoplástico flexível ajuda a formar uma vedação estanque sem a necessidade de calafetagem. Molduras de acabamento de ladrilhos de cerâmica, calafetadas na parte superior e inferior, podem criar juntas totalmente impermeáveis ​​onde as paredes encontram o piso.

Calafetar todas as rachaduras e buracos

A calafetagem à base de silicone para banheiro é indispensável em qualquer reforma de banheiro. Use-o para vedar praticamente todas as rachaduras e buracos entre as superfícies, como entre paredes e pisos, onde as bancadas encontram as paredes, onde os encanamentos encontram os pisos e bancadas e, especialmente, em todas as costuras em um chuveiro ou ao redor de uma banheira.

Uma boa técnica de calafetagem é uma habilidade aprendida , mas pode fazer toda a diferença para garantir que seu banheiro resista aos efeitos da água.

Certifique-se de que o chuveiro ou a banheira sejam estanques

Quando ocorrem danos causados ​​pela água em um banheiro, o culpado geralmente é a banheira ou o chuveiro, portanto, preste atenção especial ao reformar para garantir que seja o mais à prova d’água possível. Esta é uma área em que você pode querer investir em instalação profissional, especialmente se estiver instalando um chuveiro e uma base de chuveiro personalizados. Os profissionais usam placas ou membranas especiais à prova d’água atrás do ladrilho para garantir que a umidade não penetre nas cavidades da parede. Se você decidir ladrilhar seu próprio chuveiro, faça sua pesquisa e certifique-se de estar confiante em suas habilidades.

Outra opção é usar painéis de contorno de chuveiro ou banheira fabricados, onde as únicas costuras com as quais você deve se preocupar estão nos cantos. As bordas da banheira e do chuveiro geralmente são muito mais baratas do que o trabalho com ladrilhos personalizados e quase sempre mais fáceis de instalar pelos DIYers.

Costuras calafetadas em um chuveiro ou banheira devem ser inspecionadas anualmente e calafetadas novamente quando necessário.

Use tinta de alto brilho

  • A tinta interior lisa ou fosca nas paredes do banheiro tende a riscar e manchar. Use tintas mais brilhantes para evitar os inevitáveis ​​salpicos das instalações balneares e da condensação. As tintas acetinadas, casca de ovo e semibrilhantes são as favoritas por sua facilidade de aplicação e durabilidade em um banheiro

Manter um banheiro à prova d’água não é um evento único. Após a reforma, mantenha seu banheiro em boas condições controlando a umidade com estas práticas regulares:

  • Usando tapetes de banho
  • Mantendo rachaduras calafetadas
  • Vedação de emendas de azulejos
  • Usando cortinas de chuveiro bem ajustadas
  • Enxugando a água derramada imediatamente
  • Pintar paredes regularmente
  • Corrigindo lacunas no piso

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo