Quais são os custos de arranjar uma hipoteca?
Ao solicitar uma hipoteca, é importante saber quanto pagaremos em custos e impostos adicionais, porque eles aumentarão o preço total de nossa nova casa.
Custos de arranjar uma hipoteca
Se pretende financiar a compra da sua casa através de um crédito à habitação ou emprestimo para empresa, eis os custos relacionados com o crédito à habitação que terá de ter em conta:
Organizar uma hipoteca inevitavelmente envolve várias taxas e custos :
Custos de avaliação
A avaliação, ou avaliação, deve ser realizada por uma empresa aprovada e supervisionada pelo Banco da. Estes custos incluem uma componente fixa e uma componente variável, consoante o tipo de imóvel e outros fatores.
Taxas notariais
Todas as hipotecas devem ser formalizadas em um documento público. Os honorários notariais são fixados por lei. A factura total dependerá do valor da transacção, do número de páginas da escritura e do número de exemplares emitidos.
custos de registro
Tal como acontece com a propriedade que está a comprar, a sua hipoteca também deve ser registada na Conservatória do Registo Predial. As taxas de depósito da hipoteca são fixadas por lei e dependerão das características da hipoteca.
Imposto de Selo ( Impuesto de Actos Jurídicos Documentados , ou AJD)
O imposto do selo é um imposto cobrado sobre atos jurídicos documentados, incluindo instrumentos públicos assinados perante notário. O valor final dependerá do valor da hipoteca e da comunidade autónoma em que o imóvel está localizado, e varia entre 0,5% e 1,5% da responsabilidade da hipoteca (principal mais juros e despesas). Nós, como banco, pagamos esse imposto.
Custos de gerenciamento de hipoteca
O banco instruirá uma agência a arquivar a escritura no Registro de Imóveis e pagar o imposto correspondente em seu nome.
Taxa de organização
O banco pode cobrar do cliente uma taxa pela concessão da hipoteca. Essa taxa de acordo geralmente varia de 0,5% a 2% do valor emprestado, embora em alguns casos o banco possa optar por renunciar a essa taxa.
Cópia de registro não certificada ( nota simple ) ou certificado de registro certificado ( certificación registral ).
Compartilhamento de custos de hipoteca
A reforma da Lei Hipotecária Espanhola de 2019 inaugurou um novo sistema sobre como os custos das hipotecas devem ser compartilhados entre o proprietário e o banco. Esses custos agora são divididos da seguinte forma:
- Despesas a cargo do proprietário: o proprietário deve agora pagar a taxa de avaliação e o custo da emissão da cópia do registo não autenticada (nota simples).
- Despesas suportadas pelo banco: o banco passa a ser obrigado a pagar os emolumentos do notário, a taxa de registo, os emolumentos da entidade gestora e o imposto do selo.
Outros custos de comprar uma casa
Até agora, discutimos os custos de obter uma hipoteca para comprar uma casa. No entanto, também existem vários custos relacionados à venda e compra reais da propriedade. Estes custos não podem ser evitados e o valor total dependerá do preço do imóvel .
Essas despesas obrigatórias na compra de um imóvel incluem o seguinte:
- Taxas do agente imobiliário: se comprarmos através de um agente imobiliário, precisaremos adicionar sua taxa ao calcular os custos totais.
- Taxas cobradas pelo órgão gestor pelo processamento da compra e venda.
- Emolumentos notariais: significam os emolumentos cobrados pelo notário pela lavratura e comprovação da escritura pública de compra e venda. As custas notariais são fixadas por lei e são calculadas em função do tipo e valor do imóvel, da extensão da escritura (número de páginas) ou do número de cópias efectuadas. Se o contrato de garantia estipular que os custos serão arcados pelas partes de acordo com a lei, será o vendedor quem pagará a taxa pela emissão do título original.
- IVA ( Impuesto sobre el Valor Añadido , ou IVA) ou imposto de transferência de propriedade ( Impuesto de Transmisiones Patrimoniales , ou ITP): qual desses impostos pagamos dependerá se estamos comprando uma casa nova ou usada. Ao comprar uma casa nova, a taxa de IVA será de 10% em geral, ou apenas 4% no caso de habitação subsidiada pelo Estado. Para imóveis usados não será cobrado IVA, mas teremos que pagar o imposto de transmissão de imóveis, que é diferente em cada comunidade autónoma de Espanha (entre 6% e 10% do preço de compra).
- Despesas de registo da escritura de compra e venda: trata-se de um custo adicional da compra de um imóvel e é cobrado pelo registo da compra e venda do imóvel na Conservatória do Registo Predial. As taxas de registro também são definidas por lei.
Em poucas palavras, a compra de um imóvel vem com uma série de despesas adicionais relacionadas à venda e compra reais e também à hipoteca, se precisarmos de financiamento. É importante ficar atento a todos esses custos para evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar.