Sem categoria

A maneira mais fácil de coletar, armazenar e cozinhar com gordura de bacon

É uma opção fantástica para fritar rasas (saudações, batatas fritas bem úmidas).

Um dos meus bens mais preciosos é a vasilha de gordura que herdei da minha avó. Todas as manhãs ela fazia bacon – o que acontecia basicamente todas as manhãs – ela removia as tiras de carne de porco curada e frita e, em seguida, despejava sem cerimônia a gordura derretida na panela, junto com quaisquer pedaços de carne queimada que restassem. A panela ficava bem ao lado do fogão, e ela tirava dela, sem nunca medir, sempre que precisava de “um pouco de gordura”.

Este sistema funcionou perfeitamente bem para ela – a sua cozinha era sempre deliciosa e nunca deixava ninguém doente – mas não era um modelo de segurança alimentar adequada. Manter a gordura perto de uma fonte de calor não só aumenta o risco de ficar rançosa, mas esses pedacinhos de carne também podem promover o crescimento microbiano, encurtando a vida útil da sua preciosa gordura. Felizmente, armazenar e coletar gordura de bacon não é difícil. Você só precisa seguir algumas etapas extras (fáceis).

Se for usar a gordura imediatamente – como fritar um ovo nela, por exemplo – não há necessidade de retirá-la da frigideira para coar; basta adicionar a comida à gordura quente e deixá-la fazer sua magia deliciosa e salgada. (E se você quiser maximizar o rendimento da gordura fundida e a crocância do bacon, comece com uma frigideira fria .) Mas se quiser guardá-la para um projeto posterior, você terá que remover esses sólidos. Primeiro, escolha o recipiente certo. Derramar graxa quente em plástico é uma má ideia, mas uma jarra de vidro reaproveitada – gosto de uma jarra de picles Clausen – ou um recipiente de metal ou cerâmica funcionará bem.

Em seguida, pegue um funil ( funis de conserva são meus favoritos para isso) e uma peneira de malha fina. Coloque o funil na jarra e coloque a peneira no funil. Espere que a graxa esfrie um pouco – isso diminuirá o risco de respingar e queimar você – e despeje cuidadosamente a graxa pela peneira e dentro da jarra. Descarte os sólidos, deixe a gordura atingir a temperatura ambiente e guarde na geladeira, onde ficará quase indefinidamente com a retirada dos sólidos. (Se você está preocupado com o ranço, cheire ; a gordura rançosa pode ter um cheiro amargo, ensaboado ou metálico, embora eu sempre tenha descrito os cheiros de óleo rançoso como giz de cera.) Se você quiser ser super seguro, pode armazená-lo no freezer e até mesmo distribuí-lo em uma bandeja de cubos de gelo para que você não precise retirar um pedaço de gordura de uma bolha congelada maior.

No que diz respeito à culinária, você descobrirá que a gordura do bacon logo se tornará sua gordura culinária favorita. É uma opção fantástica para fritar rasa (saudações, batatas fritas bem úmidas ) e também para assar (olá, as melhores cenouras que você já comeu), mas não descarte opções sem calor, como manteiga de bacon , maionese de bacon ou até mesmo um vinagrete de bacon . Uma coisa a ter em mente ao trabalhar com gordura de bacon: vá devagar com o sal adicionado. A melhor coisa sobre o produto é o sabor saboroso e defumado que acrescenta a qualquer prato, e não há razão para dourar o lírio com ainda mais cloreto de sódio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo