Comida

Três maneiras de fazer um molho de cebola melhor

Labneh, cebolas variadas e limão podem ajudar a deixar um bom mergulho ainda melhor.

O molho de cebola não precisa ser ótimo para ser saboroso. Molho de cebola bom ou até medíocre ainda é melhor do que uma tigela de molho rancho (e uma tigela de molho rancho não é tão ruim para começar). Ainda assim, não há razão para se contentar com o medíocre ou mesmo com o bom se você está a poucos minutos da grandeza. Aqui estão três maneiras fáceis de elevar seu molho de cebola de “bom o suficiente” para “verdadeiramente excelente”.

Faça uma base melhor com labneh

A maioria das receitas de molho de cebola começa com creme de leite ou uma mistura de creme de leite, maionese e cream cheese. Este último é particularmente cremoso, mas requer a mistura dos três ingredientes em uma mistura lisa e homogênea, o que pode ser um pouco desafiador, dependendo da temperatura dos ingredientes e da cozinha.

Em vez de mexer com três substâncias brancas e gordurosas diferentes, troque-as por uma única base: Labneh. Labneh é mais espesso, mais picante e mais saboroso que o creme de leite, com características de cream cheese e não precisa de um elenco de personagens coadjuvantes.

Se você nunca comeu labneh, você terá uma surpresa. Ele ultrapassa a linha entre o iogurte e o queijo, é denso e cremoso e picante o suficiente. Você pode comprá-lo ou fazer o seu próprio salgando e coando iogurte grego integral. (Se você coar por tempo suficiente, poderá transformar o labneh em mini bolinhas de queijo ao estilo mediterrâneo .)

Use mais cebolas

A cebola mais popular para molho de cebola é uma cebola doce caramelizada, mas, como mencionei anteriormente , a utilização de uma grande variedade de alliums e métodos de cozimento de allium tornará o molho mais interessante:

A maioria dos molhos depende de um único tipo de cebola, talvez dois, mas existe todo um gênero de molhos com várias cebolas, e os melhores são aqueles que contêm pelo menos cinco (5) tipos diferentes de allium. Cada cebola traz algo um pouco diferente para a mesa. A cebola branca estabelece uma base clássica de cebola, a vermelha adiciona um toque agressivo e aposto que você pode adivinhar o que uma cebola doce fará. As chalotas adicionam um sabor intensamente doce e com alho, e o alho-poró traz uma vibração leve de cebolinha. A porção verde da cebolinha dá uma ótima guarnição, mas você pode jogar a parte branca na frigideira junto com o restante da cebola. (Outro tipo de cebola que dá uma ótima guarnição? Do tipo frito e crocante que você encontra em cima de uma caçarola.)

Além de diferentes tipos de cebola – gosto de envolver pelo menos cinco – você deve tentar incluir alguns estilos de preparação diferentes. Cebolas caramelizadas trazem um tipo de umami doce e cremoso, mas você pode desidratá-las para obter um sabor mais escuro e concentrado (elas dão um ótimo toque final), ou ignorar o processo de caramelização e queimá-las . As notas mais sutis das cebolas caramelizadas podem ser silenciadas por laticínios cremosos, mas as cebolas queimadas têm um sabor profundamente torrado, saboroso e levemente amargo que é um pouco mais difícil de ofuscar, não importa quanta gordura você jogue nelas. Se você quiser um toque tostado (e não sei por que não), basta adicionar uma colher de chá de cebola em pó. Para frescor, adicione cebolinha em cubos finos.

Nunca se esqueça: o alho também é um allium. Envolva-o microplanando meio dente de alho no molho, polvilhando com cebola em pó ou esmagando o material torrado na base.

Pense além do sal e da pimenta-do-reino

Salgar o seu molho é uma conclusão precipitada. Sem sal, não terá gosto nenhum. Pimenta não é estritamente necessária, mas acho que o sabor picante e picante da pimenta branca se funde com o molho de cebola de maneira um pouco mais perfeita do que o preto básico.

Se faltar umami no seu mergulho, a maneira mais fácil de consertar é com um shaker (ou saco) de MSG . Há uma razão para você encontrá-lo na lista de ingredientes de molhos e misturas comprados em lojas – ele estimula os receptores de glutamato e faz com que tudo que você espalha tenha um sabor mais saboroso, carnudo e melhor. (Se você está preocupado com os efeitos na saúde, não se preocupe ; a maioria dessas preocupações remonta a um único artigo racista publicado em 1968.) Basta agitar a gosto.

O molho inglês é outro herói carregado de umami que irá melhorar instantaneamente o seu molho de cebola. Com anchovas descoladas, salgadas e fermentadas e tamarindo frutado e picante, alguns traços irão adicionar uma camada de complexidade que você simplesmente não consegue tirar das cebolas, não importa o quão carinhosamente você as caramelize.

Finalmente, não se esqueça do limão. Como mencionei anteriormente, o limão torna tudo melhor. Em vez de adicionar sabor cítrico, simplesmente ilumina e realça sem chamar muita atenção para si mesmo. Esprema uma fatia sobre o molho quase pronto, mexa e mergulhe uma lasca nele. Coma o chip, ajuste com qualquer uma das opções acima conforme necessário e depois devore. Você pode acabar rasgando a tigela mais rápido, mas não se preocupe; você sempre pode ganhar mais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo