Comida

Regue um pouco de mel nos tomates

A doçura quente amplifica o sabor ácido do tomate e os glutamatos repletos de umami.

Um dos meus acompanhamentos favoritos é extremamente simples: tomates frescos fatiados com um pouco de sal (crédito extra se forem servidos em porcelana Blue Willow ). Tomates maduros de verão não precisam de muitos adornos, e tendo a ser teimoso ao envolver ingredientes desnecessários, então, quando vi uma mulher espalhando mel em sua torrada de tomate, zombei. Certamente a doçura do mel superaria o tomate – ou assim pensei.

Algumas semanas depois, me vi com meio litro de tomate cereja ameaçando perder o brilho. Cortei-os pela metade e misturei-os com um pouco do queijo feta em conserva que minha amiga (e colaboradora do Lifehacker) Amanda havia feito. A combinação era boa, mas precisava de algo mais. Então me lembrei do mel.

Reguei um pouco, mexi e dei uma grande mordida. O queijo feta e o mel ficaram maravilhosos juntos, mas isso era de se esperar; mel e queijo são um par comprovado. O que eu não esperava era que o mel e o tomate se dessem tão bem. Em vez de dominar a fruta, a doçura quente do mel amplificou e complementou o sabor ácido do tomate e os glutamatos repletos de umami. Adicione um pouco de sal (ou queijo) e você terá uma mordida que atinge todas as notas de sabor, exceto o amargo.

Insatisfeito com um único ponto de dados, peguei algumas relíquias de família para testar uma abordagem mais simplificada. Torrei um pedaço de pão, cortei alguns tomates pequenos e espalhei as fatias na torrada antes de finalizá-las com alguns chuviscos saudáveis ​​de mel e várias pitadas grandes de sal em flocos Maldon .

Os resultados foram um pouco menos diretos desta vez. Antes de regar com mel, experimentei cada tomate. O tomate mais escuro, de cor bordô, estava quase maduro e quase doce, com pouco ácido. Regar esse tomate com mel era essencialmente colocar um chapéu no chapéu – não era necessário e o resultado não foi equilibrado. Esse tomate era uma exceção, no entanto. Nunca tinha provado um tomate tão doce antes e talvez nunca mais o faça, mas menciono isso para que você esteja munido de todas as informações necessárias para tomar as melhores decisões relacionadas ao tomate durante a temporada do tomate. Não há razão para adoçar ainda mais um pedaço de fruta, tomate ou outro, já extremamente doce.

O segundo tomate laranja que experimentei era mais picante e menos doce, e mais de acordo com o sabor que espero de um tomate. Foi uma combinação muito melhor para o mel. Mais uma vez, os sabores do tomate foram amplificados em vez de obscurecidos, com a doçura do mel aumentando o impacto do umami e do ácido, fazendo com que o sabor do tomate fosse mais tomate, em contraste. Experimente isso no seu próximo fatiador, talvez com um pouco de queijo feta. (O queijo feta não é “necessário”, mas é uma delícia, e é preciso saborear um pouco de delícia de vez em quando.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo