CHARLOTTE CLÁSSICA: TORTA DE MAÇÃ LIGHT
DESCRIÇÃO DO PRATO
Hoje em dia os livros, os programas de TV e a internet estão repletos de variações de cozinhar um mesmo prato para todos os gostos. Mesmo cereais simples ou batatas fritas podem ter múltiplas interpretações, incluindo apresentação diferente e inúmeros ingredientes secundários que enfatizam e expõem totalmente o sabor habitual. A receita de charlotte clássica não é exceção da longa lista de iguarias favoritas que têm uma rica história e diferentes variações de culinária.
A receita original de charlotte foi criada na Alemanha e implicava uma sobremesa clássica alemã assada com pão de trigo, chantilly, frutas e licor. No rescaldo charlotte tornou-se popular como um prato inglês, uma das derivações de pudim, que geralmente é servido quente.
As maçãs tornaram-se o recheio mais popular devido ao seu preço favorável e abundância. No entanto, você também pode usar outras bagas e frutas, como peras, ameixas ou morangos. Quem gosta de chocolate pode substituir o recheio de frutas por mousse de chocolate ou qualquer creme.
A receita simples de charlotte inclui produtos do dia a dia que podem ser comprados em qualquer mercearia ou mercado. Essa torta é facilmente cozida e não exige muito tempo nem despesas altas.
CHARLOTTE CLÁSSICA
A receita original de charlotte foi criada na Alemanha e implicava uma sobremesa clássica alemã assada com pão de trigo, chantilly, frutas e licor.
60 minutos Fácil Jantar
INGREDIENTES
Ovo | 7 peças. |
Açúcar | 2 xícaras |
Manteiga derretida (ou margarina + um pedaço para untar a frigideira) | 0,5 xícara |
Farinha de trigo | 2 xícaras |
Maçãs | ao gosto de cada um |
MÉTODO:
Estágio 1
Bata os ovos e o açúcar em uma tigela seca. Se os ovos forem grandes, pegue 5 em vez de 7. Muitos ovos tornarão a massa muito morta. Bata bem os ovos e o açúcar. Um batedor comum não será capaz de fazer a tarefa, por isso use um liquidificador.
Estágio 2
Derreta a manteiga com a ajuda da fervura dupla e adicione os ovos batidos e o açúcar. Bata a mistura mais uma vez até que a manteiga derreta completamente.
Estágio 3
Peneirar a farinha. Quanto melhor é peneirada, mais inchada é a charlotte, porque a peneiração não só elimina os caroços indesejados e limpa a farinha, mas também desempenha o papel de um fermento natural.
Estágio 4
Delicadamente, despeje a manteiga peneirada na mistura espumosa de ovos, açúcar e manteiga. Distribua a farinha derramada, misturando constantemente para eliminar grumos. Se a mistura não estiver lisa, a massa não vai borbulhar e não haverá leveza na torta.
Estágio 5
Corte cuidadosamente as caixas de sementes das maçãs e depois fatie-as. Alguns preferem cortar maçãs em fatias, no entanto, não é a melhor escolha para assar uma charlotte. Quanto mais finas as fatias de maçã, melhor elas assam na massa.
Estágio 6
Antes de adicionar as maçãs à massa, peneire-as com farinha. Um pouco de manteiga não vai deixar a fruta cair no fundo e vai ajudá-la a assentar proporcionalmente na massa. Sacuda a farinha sobressalente.
Estágio 7
Despeje um pouco de massa na assadeira revestida, em seguida, adicione as maçãs e despeje o restante da massa sobre elas. É essa sequência de adição que ajudará as maçãs a se espalharem proporcionalmente e favorecerá o enchimento.
Estágio 8
Coloque a torta no forno pré-aquecido a 160C/180C. Cozinhe a torta na mesma temperatura média para a charlotte não queimar e assar bem. A duração do cozimento depende do tamanho da torta cozida e totaliza aproximadamente 40-50 minutos. Se o forno for velho e fraco, a cozedura pode demorar mais 10-15 minutos.